Como economizar energia elétrica durante o verão?

Aqui no hemisfério sul, o verão começou no final de dezembro e se estende até 20 de março, elevando a temperatura. Porém, com as mudanças climáticas, nosso dia a dia tem sido afetado por temperaturas mais quentes do que estamos acostumados.

Por isso, aqui você encontrará estratégias para te ajudar a economizar energia e manter os custos mais baixos durante a estação, enquanto estamos tentando manter a casa fresquinha. Algumas das dicas abaixo têm baixo ou zero custo, e podem ser usadas diariamente para aumentar sua economia.

Como economizar energia elétrica durante o verão?

Embora muitos dos desafios decorrentes das mudanças climáticas estejam além do nosso controle individual, podemos ajustar nossos hábitos e economizar no uso de energia. Com meses mais quentes e mais horas de luz do sol, as dicas abaixo podem te ajudar a lidar com o calor neste verão sem extrapolar na conta de energia.

O uso de ventilador ainda é melhor que de ar-condicionado

Ventilador de mesa. Imagem: Delaney Van/Unsplash
Ventilador de mesa. Imagem: Delaney Van/Unsplash

Usar ventilador em vez do ar-condicionado continua sendo a melhor opção no que diz respeito ao consumo de energia. Especialmente se você optar por ventiladores de chão ou mesa, já que ventiladores de teto costumam consumir mais energia.

Entretanto, em alguns dias, pode ser que o ventilador não dê conta de resfriar o ambiente. Neste caso, aqueles que possuem um ar-condicionado devem se lembrar de fechar portas e janelas, assim o ar frio não se dissipa com facilidade e o aparelho pode funcionar com mais potência.

Para aqueles que estão considerando comprar um aparelho de ar-condicionado, a dica é dar preferência por modelos com o selo Procel A, que indica que o eletrodoméstico é mais econômico.

Aproveite a iluminação natural e use lâmpadas de LED

Lâmpada de LED. Imagem: Ian Talmacs/Unsplash
Lâmpada de LED. Imagem: Ian Talmacs/Unsplash

Abra as janelas para aproveitar ao máximo a luz do sol, e utilize os ambientes mais iluminados da casa para evitar acender as lâmpadas. Porém, em dias nublados e durante a noite, acender a luz pode ser indispensável.

Se você ainda estiver usando lâmpadas incandescentes, essa é a hora de mudar para lâmpadas LED. As lâmpadas incandescentes são extremamente ineficientes, apenas 10 a 15% da eletricidade que elas usam é transformada em luz – o restante se torna calor residual.

As lâmpadas de LED são a opção de iluminação com maior eficiência energética disponível atualmente. Elas consomem 75% menos energia, duram 25 vezes mais e funcionam de forma muito mais fria do que as lâmpadas incandescentes padrão. Elas custam um pouco mais no início, mas no longo prazo compensam pela economia de energia.

Coloque o chuveiro no modo verão ou desligado

Utilize o chuveiro no modo verão ou desligado. Imagem: Caleb Wright/Unsplash
Utilize o chuveiro no modo verão ou desligado. Imagem: Caleb Wright/Unsplash

O chuveiro elétrico acarreta muitos gastos na conta de luz, por isso, aproveite o calor da estação para usá-lo no modo verão ou até mesmo desligado. De modo geral, evite usar o chuveiro no modo inverno, isso já ajuda muito a diminuir o consumo de energia.

Para aqueles que preferem tomar um banho quentinho, essa dica pode ser um pouco mais difícil de se acostumar. Mas em algumas casas, a posição da caixa d’água recebe o calor do sol, fazendo com que a água continue em uma temperatura agradável no modo desligado.

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/01/14/dicas-e-tutoriais/como-economizar-energia-eletrica-durante-o-verao/

Deixe seu comentário