5 aplicativos de realidade aumentada para você instalar em seu Android

A realidade aumentada tem crescido e ganhado popularidade exponencialmente. Por isso, a Play Store recebe quase que diariamente lançamentos no segmento. Confira a seguir uma lista com 5 aplicativos de realidade aumentada para você instalar em seu Android.

A realidade aumentada no dia a dia

Nos últimos anos, com o uso constante do celular e a disponibilidade de cada vez mais recursos nos aparelhos, produzimos uma infinidade de aplicativos baseados em realidade aumentada.

Com esses aplicativos, os usuários podem usar o celular para compor músicas, estudar álgebra com o uso de projeções holográficas, realizar projetos arquitetônicos em tempo real e testar cores de tinta na parede sem precisar sujar o ambiente. Além disso, podem estudar astronomia e jogar games realistas, que podem ser uma forma de diversão para toda a família.

Vale lembrar que existem duas formas de utilizar os aplicativos de realidade aumentada. Entre elas, o usuário usar apenas a câmera do dispositivo ou um acessório de realidade aumentada acoplado ao celular.

No caso da necessidade de compra desses óculos, é importante que o usuário tenha o cuidado de verificar se existe algum problema em utilizar a ferramenta. Além disso, deve-se buscar por um acessório que tenha sido comprovadamente testado antes de ser colocado à venda. Isso se deve ao fato de que, por meio do uso de óculos VR, existe o risco de descolamento da retina.

Google Arts & Culture

O app Arte & Cultura da Google auxilia buscando trazer a facilidade de acesso em museus e obras de arte tudo virtualmente. (Imagem: Google)

O Google Arts & Culture é um aplicativo que apresenta mais de 2000 museus e arquivos importantes que possuem parceria com o Google Cultural Institute. A interface do app é bem intuitiva e fácil de ser manuseada por qualquer usuário.

O Google Arts & Culture possui três abas. Na principal, são apresentados diversos conteúdos separados por categorias como artes visuais, moda, natureza, artesanato, design, viagens, comida, performance, história, esporte etc.

Já a segunda aba, denominada “Jogar”, traz funcionalidades com base na realidade aumentada, como jogos baseados em obras de arte, compositores de obras musicais clássicas, ferramentas para tirar selfies com a estética de obras de arte famosas, ou o jogo onde você tira uma selfie e, com base nos seus traços físicos, o algoritmo do Google traz obras que se parecem com você.

A terceira aba, nomeada de “Inspirar”, traz vídeos ao estilo reel e links com matérias e artigos sobre os mais variados assuntos ligados à arte.

Planetarium VR

O App traz a mesma experiência de um planetário para a palma da sua mão. (Imagem: Planetarium VR)

Como o próprio nome do aplicativo já sugere, o Planetarium VR é um app para Android que simula um planetário, porém, em suas mãos.

Nele, à medida que você vai navegando pelo céu noturno exibido em sua tela, vão sendo desenhados de forma automática, onde você toca com o seu dedo, o nome de uma constelação, astro, planeta ou estrela. Além disso, o aplicativo funciona tanto com o óculo de realidade virtual quanto diretamente na tela.

MetaClass Realidade Aumentada

Por meio do MetaClass o usuário consegue estudar com o auxílio de uma ferramenta de alto realismo. (Imagem: MetaClass)

O MetaClass é um aplicativo que utilizada da realidade aumentada para poder ajudar professores durante as aulas com seus alunos. Por meio dele, é possível transformar imagens, por exemplo, de constelações e esqueletos em imagens similares às reais, porém de forma holográfica.

Planets AR

O Planets AR, principalemente para alunos de astronomia ou estudantes do ensino básico, pode ser uma excelente ferramenta. (Imagem: Planets AR)

Excelente opção para os apaixonados por astronomia, o Planets Ar é um aplicativo que trabalha de forma criativa e bem aproximada sobre os formatos e texturas do Sistema Solar.

RealityScan – 3D Scanning App

O RealityScan – 3D Scanning App pode ajudar profissionais da área de arquitetura e engenharia na hora da construção de um projeto, por exemplo. (Imagem: RealityScan)

O RealityScan é um aplicativo desenvolvido para pessoas que queiram fazer estudos de design, analisar objetos com riqueza de detalhes. Por exemplo, para artesãos ou apenas para digitalizar e produzir fotos em 3D por diversão.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/01/13/reviews/5-aplicativos-de-realidade-aumentada-para-voce-instalar-em-seu-android/

Deixe seu comentário