Honda turbina sistema de segurança ao motorista para “enxergar” bem mais além

O Honda Sensing 360+ é uma atualização do sistema de segurança omnidirecional que acaba de ser lançado pela empresa japonesa para oferecer assistência avançada ao motorista. Assim como a versão lançada em 2022, a tecnologia remove pontos cegos ao redor do veículo – mas, agora, conta com uma novidade voltada para as condições de quem está dirigindo e com mapeamento de alta definição.

O sistema de segurança conta com um total de cinco unidades de radar de ondas milimétricas na frente e em cada canto do veículo. Para reduzir ainda mais os riscos de erro humano ao volante, o Honda Sensing 360+ traz uma câmera exclusiva para analisar se o motorista “está bem para dirigir”.

Honda de olho no motorista

Configuração do sistema da Honda
Imagem: Divulgação Honda

No caso, a novidade faz uma varredura nas condições de fadiga e atenção. Ao detectar algo incomum no motorista, o sistema auxilia na desaceleração e na parada do veículo dentro da mesma faixa.

Sistema de segurança detectando situação de saúde
Imagem: Divulgação Honda

O sistema também deverá se conectar ao serviço de emergência para garantir a segurança do motorista, ocupantes e demais usuários da estrada. Esse recurso está diretamente ligado à região e parcerias onde o Sensing 360+ já estiver lançado.

Ao dirigir em uma via expressa, o sistema reduz a carga do motorista acionando o acelerador, o pedal do freio e o volante, mantendo a velocidade adequada do veículo e permanecendo na faixa. Mesmo quando o motorista tira as mãos do volante – algo que remete ao nível 3 de autonomia, conforme a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE).

O sistema da Honda utiliza mapas de alta definição e o sistema global de navegação por satélite (GNSS) para identificar a posição do veículo. Quando não há carro na frente, o sistema o conduz no meio da faixa, mantendo a velocidade predefinida.

Funcionamento do sistema de segurança da Honda na curva
Imagem: Divulgação Honda

Quando há um carro na frente, a tecnologia mantém uma distância de seguimento adequada. Para fazer curvas, a curvatura da pista é analisada antecipadamente – e o veículo desacelera e acelera sozinho, “auxiliando o motorista a dirigir com tranquilidade”, segundo a Honda.

O Sensing 360+ oferece ainda recomendação ativa de mudança de faixa, alertas de saída para quando o carro está estacionado e por aí vai. A Honda está planejando começar a aplicar o SENSING 360+ à nova geração do Accord, que estará à venda na China em 2024, antes de expandir a aplicação globalmente.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/11/19/carros-e-tecnologia/honda-turbina-sistema-de-seguranca-ao-motorista-para-enxergar-bem-mais-alem/