Do Ceará: conheça o novo carro voador 100% brasileiro

A Vertical Connect, uma startup cearense de mobilidade, está desenvolvendo um novo carro voador brasileiro chamado Genesis X1. Trata-se de um modelo do segmento de eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem verticais), que são popularmente conhecidos como “carros voadores”.

Bom, conceitos técnicos à parte (já que um carro voador deveria também ter rodas e “rodar na superfície” para ser um “carro”), o Genesis X1 (G-X1) está sendo planejado para voos urbanos com duas pessoas (piloto e passageiro). O projeto inovador brasileiro foi apresentado recentemente na Labace 2023, um dos mais importantes eventos da aviação no país, prometendo ser uma opção acessível e silenciosa.

O carro voador com um para-quedas acionado
Imagem: Divulgação/Vertical Connect

Dentre as especificações do G-X1, há pilotagem autônoma, velocidade máxima de 130 km/h, 1.640 metros de altitude de cruzeiro e fuselagem a partir de um composto de fibra de carbono. São 16 rotores elétricos funcionando juntos a um sistema de proteção elétrica distribuída, pára-quedas balísticos e outros recursos importantes.

O eVTOL conta ainda com até 60 minutos de voo entre uma carga e outra. O tempo de duração do carregamento completo, segundo a startup, é de uma hora.

Um rival brasileiro para a Embraer

Com apoio de instituições públicas, incluindo os governos do Ceará e Federal, o carro voador da Vertical Connect tem a expectativa de homologação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em breve. Esse segmento no Brasil vem tendo grande destaque global, como tem mostrado a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer especializada em eVTOLs.

Os planos da startup incluem os primeiros voos de teste do G-X1 em 2024, no Ceará, além de oferecer outros modelos voadores para outras finalidades. Por exemplo, para pulverização no setor agrícola, serviços de emergência hospitalar nos centros urbanos, policiamento e entregas.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/11/19/carros-e-tecnologia/do-ceara-conheca-o-novo-carro-voador-100-brasileiro/