Como analisar e limpar o armazenamento interno do celular Samsung

A Samsung oferece um assistente nativo para gerenciar o armazenamento do celular. Através da função, os usuários conseguem verificar o que está ocupando muito espaço e remover os arquivos mais pesados que não têm mais utilidade do celular, por exemplo. Saiba como limpar o armazenamento interno em celulares Samsung Galaxy a seguir.

Galaxy Z Fold 5 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Z Fold 5 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
  1. Acesse as configurações do celularAs definições de sistema podem ser acessadas pela central de notificações ou pela tela inicial do smartphone.
  2. Entre na assistência do celularRole a tela até encontrar a opção “Assistência do aparelho e bateria”. Em seguida, pressione esta opção para dar sequência.
  3. Vá em “Armazenamento”No assistente, a Samsung vai oferecer informações de diversas nuances do celular. Entre elas, o espaço disponível, bateria e memória. Para seguir, toque em “Armazenamento”.
    Acesse o assistente de armazenamento da Samsung (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)
  4. Confira o armazenamento do celularA tela a seguir vai apresentar todos os detalhes do que está armazenado no celular, além do espaço livre. Navegue entre as opções disponíveis para conferir o que mais está ocupando a memória interna, entre outros.

    Verifique os arquivos salvos no seu celular (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

Como limpar armazenamento do Samsung

A Samsung não oferece exatamente um botão para limpar o armazenamento nas configurações do celular. No lugar, ela apenas detalha o que está disponível na memória para o usuário analisar e, caso necessário, excluir o arquivo.

Na primeira parte do assistente de armazenamento, o Google informa o que, de fato, está ocupando a memória do celular. É o caso de imagens, vídeos e áudios. Para removê-los, basta tocar sobre uma das categorias e selecionar os arquivos que você deseja excluir.

Mais abaixo, o assistente dá outras informações preciosas. Entre elas, os aplicativos não usados, para que você possa retirar os programas que estão apenas ocupando espaço do celular. O procedimento é o mesmo: basta selecioná-los e, na sequência, é só tocar em “Desinstalar”.

Por último, as configurações da One UI também indicam os arquivos grandes, que ocupam muito espaço. Da mesma forma que os demais, você pode selecioná-los e, na sequência, excluí-los.

Como liberar mais espaço pelo Google Fotos?

Vale lembrar que existem outras formas para limpar o armazenamento do Android. Se você usa o Google Photos, por exemplo, o app oferece uma opção para liberar espaço do celular. Saiba como usá-lo:

  1. Abra o Google Fotos no seu celular;
  2. Toque na sua foto de perfil no canto superior direito;
  3. Pressione a opção “Liberar espaço”;
  4. Toque no botão “Liberar”, no canto inferior da tela.

Pronto, as fotos e vídeos foram removidos do seu celular!

Vale lembrar que esta opção funciona apenas com os itens já armazenados na sua conta do Google e que poderão ser acessados posteriormente pela galeria de fotos na nuvem.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/11/26/dicas-e-tutoriais/como-analisar-e-limpar-o-armazenamento-interno-do-celular-samsung/