Primeiro voo de avião de corrida 100% elétrico é realizado na Noruega

Você provavelmente já ouviu falar na Red Bull Air Race, tradicional competição de corrida aérea. Pois bem, a versão elétrica do campeonato, a Air Race E, estreará no ano que vem com sete equipes na disputa. Uma delas, a Nordic Air Racing Team, largou mais rápido na preparação e realizou na última sexta-feira (28) o primeiro voo na história de um avião de corrida 100% elétrico, após demonstrações no ano passado.

A Nordic entrou na pista com uma Cassutt 111M, popular entre os entusiastas de corridas aéreas por seu design simples. Para a jornada, a equipe trabalhou em um amplo processo de conversão, transformando o aeronave não apenas em um veículo 100% elétrico como tornando-o mais eficiente. Agora, a Cassutt conta com 170 kW de potência (228 cv) — mais do que o dobro do motor original, que tinha 100 cavalos.

Realizado no aeroporto de Tonsberg (Noruega), o teste com o avião de corrida elétrico durou dez minutos. A bordo do veículo, o piloto norueguês Rein Inge Hoff atingiu velocidade de 180 nós (333 km/h) e completou quatro giros no aeródromo a 2 mil pés (cerca de 610 metros). Hoff também fez testes de voo lento e controle para checar a estabilidade da aeronave, trabalhando com cerca de 50 a 60% de seu potencial. Toda a operação foi supervisionada pela Autoridade de Ação Civil da Noruega.

Avião de corrida 100% elétrico da Nordic Air Racing
Cassutt 111M atingiu 333 km/h no aeroporto de Tornsberg, na Noruega (Imagem: Martin Lewicki)

Avião elétrico mais rápido do mundo

Pesando 407 quilos, a Nordic aposta que o avião de corrida elétrico poderá atingir até 400 km/h, tornando-o o modelo mais rápido da indústria. A Cassutt 111M modificada também possui sistema de gerenciamento de bateria “de última geração”, de acordo com a equipe norueguesa, além de caixa e firewall desenvolvidos internamente.

A conversão foi concluída com a ajuda da Ansys, que desenvolveu softwares de simulação para o evento. Segundo a empresa, o software foi utilizado para otimizar o centro de gravidade do avião e o sistema de resfriamento de ar e desenvolver o compartimento de motor composto.

Como supracitado, é previsto que a Air Race terá início em 2023, mas até então nenhum calendário oficial do torneio foi anunciado. A empresa europeia Airbus, uma das maiores do planeta no setor aviário, é uma das acionistas do campeonato.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/01/31/carros-e-tecnologia/primeiro-voo-de-aviao-de-corrida-100-eletrico-e-realizado-na-noruega/