Cientistas podem ter descoberto a origem da esquizofrenia no cérebro

Um estudo liderado por pesquisadores da Faculdade de Letras, Artes e Ciências da USC Dornsife e publicado on-line na última quinta-feira (10) na Nature Communications descobriu que as mutações que inibem a proteína 97 associada à sinapse, ou SAP97, podem dar origem à esquizofrenia.

De acordo com o artigo, os cientistas estavam em um processo de resolver um mistério de décadas sobre uma determinada proteína e acabaram identificando um local específico no cérebro onde a esquizofrenia pode se originar.

esquizofrenia
Imagem: Shutterstock

Os especialistas envolvidos no estudo afirmam que essas mutações identificadas aumentam em 40 vezes o risco da pessoa desenvolver a esquizofrenia. Esse é o maior aumento no risco já encontrado até o momento.

A demora para tal descoberta é culpa pela falta de conhecimento sobre a função normal da SAP97. Não saber como essa proteína funciona manteve coberta os motivos pelos quais as mutação levam à esquizofrenia.

“A função reduzida do SAP97 pode muito bem dar origem ao maior aumento no risco de esquizofrenia em humanos que conhecemos, mas a função do SAP97 tem sido um mistério total por décadas. Nosso estudo revela onde o SAP97 funciona no cérebro e mostra exatamente o que as mutações associadas à esquizofrenia nessa proteína fazem com os neurônios”, disse Bruce Herring, professor assistente de ciências biológicas da USC Dornsife e principal autor do estudo.

E agora?

Depois da descoberta, qual o próximo passo? Segundo Herring, ele e sua equipe planejam, em estudos futuros, procurar atividade SAP97 em outras áreas do cérebro. O grupo também busca determinar se mutações ligadas à esquizofrenia em outras proteínas produzem o mesmo aumento na sinalização glutamatérgica no giro denteado.

Dados robustos ligam abuso de maconha a casos de esquizofrenia

Dados robustos de um novo estudo ligaram o abuso de maconha à incidência de doenças mentais, como a esquizofrenia. Um desses estudos foi realizado na Dinamarca e os pesquisadores analisaram os registros de saúde de mais de 7,2 milhões de pessoas e identificou uma correlação entre o uso indiscriminado de maconha e o desenvolvimento de esquizofrenia.

Os pesquisadores, porém, ponderam que a ligação entre o consumo da droga e condições neurológicas, como a esquizofrenia, se dá quando existe o transtorno por uso de cannabis, que é definido como uma forte dependência de maconha. Este tipo de transtorno se dá quando a dependência é tão grande que afeta outros aspectos da vida da pessoa, como o trabalho.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/02/12/medicina-e-saude/cientistas-podem-ter-descoberto-a-origem-da-esquizofrenia-no-cerebro/