Aprenda a enviar e abrir e-mails confidenciais no Gmail

Você pode até pensar que as mensagens enviadas por e-mail são sigilosas. Só que não! Ao receber uma mensagem, o destinatário pode encaminhá-la para outras pessoas, salvar os anexos, copiar e imprimir. No entanto, existe um modo que estipula um período para leitura do e-mail, com confirmação do recebimento da mensagem via SMS e ainda segurança para evitar que o conteúdo seja replicado. Trata-se da opção mensagens e anexos confidencialmente do Gmail.

Passo a passo para enviar e-mail e anexos confidencialmente

1. Acesse o Gmail. Clique em escrever. No canto inferior direito, clique em Ativar o modo confidencial Ativar o modo confidencial.

tutorial gmail

2. Defina uma data de validade e uma senha. Ao clicar sem senha por SMS, o destinatário poderá abrir a mensagem assim que receber. Já no modo senha por SMS, quem receber a mensagem só poderá abri-la após inserir a senha enviada por SMS ao telefone celular informado no sistema.

tutorial gmail

3. A dica para quem busca mais segurança é sempre optar pelo modo senha por SMS. Aí o sistema pedirá o número do celular do destinatário. Após inseri-lo, basta você clicar em enviar.

tutorial gmail

4. Ao receber o e-mail, seu destinatário só conseguirá abrir a mensagem no período estipulado e desde que confirme a identidade por meio do número do celular.

tutorial gmail

5. Ao confirmar a identidade, o destinatário deverá inserir o código enviado via SMS, como mostra a imagem abaixo.

6. Com tudo confirmado, o e-mail poderá ser aberto. Pronto! Seguindo esses passos, as suas mensagens terão mais segurança e poderão ser lidas somente até a data estipulada por você.

tutorial gmail

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/01/31/dicas-e-tutoriais/aprenda-a-enviar-e-abrir-e-mails-confidenciais-no-gmail/