Passaporte da vacina obrigatório em bares, shoppings e transporte por app no Rio

A cidade do Rio de Janeiro ampliou a lista de estabelecimentos e serviços onde a apresentação do passaporte da vacina da Covid-19 passa a ser obrigatório para os clientes. A regra vale a partir desta quinta-feira e foi motivada pelo temor com a variante Ômicron.

Com a mudança, bares, restaurantes, shoppings, salões de beleza, boates, festas, eventos, táxis e carros que realizam transporte por aplicativo precisam exigir o passaporte da vacina para seus frequentadores e usuários.

Em cinemas, academias, estádios de futebol, exposições de arte e parques, a exigência já era obrigatória desde publicações anteriores da prefeitura. É válido para apresentação tanto o cartão mostrado pelo aplicativo do Conecte SUS quanto o comprovante de vacinação impresso pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio ou outras instituições de saúde.

Passaporte da vacina no Rio de Janeiro

“A gente está muito preocupado com a nova variante. A princípio, é uma variante que responde bem à vacinação. A vacina protege contra a variante ômicron, não temos nenhuma evidência que indique o contrário”, explicou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

“O ideal é que os estabelecimentos já se programem para começar a exigência a partir de hoje. Mas é claro que a gente já sabe que será necessário um período de adaptação. Então, as fiscalizações nessa etapa inicial serão de caráter instrutivo. Começaremos a aplicar multas a partir da próxima semana”, completou ainda, reforçando que, nos primeiros dias não haverá a aplicação de multa.

Além disso, para fazer reservas em hotéis e pousadas, também é preciso apresentar o passaporte da vacina. A intenção é que isso reduza as chances da cidade receber turistas que não estão vacinados contra a Covid-19.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/12/02/coronavirus/passaporte-da-vacina-obrigatorio-em-bares-shoppings-e-transporte-por-app-no-rio/

Deixe seu comentário