Agora é possível monetizar no Facebook sem a necessidade de criar uma página e utilizando seu perfil profissional. No entanto, o novo modo é restrito a criadores qualificados e faz parte do investimento de US$ 1 bilhão da Meta nesses profissionais.
A ideia é que isso atraia mais criadores para a rede social, que vem enfrentando dificuldades com o público jovem nos últimos anos. A principal diferença é que com a alteração, perfis pessoais podem se inscrever no bônus Reels Play, que paga até US$ 35 mil por mês de acordo com as visualizações dos reels.
Perfil no Facebook
Apesar de estar em um perfil e não em uma página, todas as estatísticas dos posts vão ser exibidas para os criadores, incluindo dados de análise de público, métricas de alcance, compartilhamentos e crescimento de seguidores.
Mas existe uma ressalva para se ativar o modo profissional. Ao fazer isso em um perfil pessoal, essa página não pode mais ter o conteúdo restrito para outras pessoas. Ou seja, qualquer um pode ver suas postagens e te seguir, sem a necessidade de ser seu amigo na plataforma.
O reels foi adicionado recentemente ao Facebook e faz parte da iniciativa da empresa para competir com rivais como o TikTok. O sistema de edição é quase idêntico ao do Instagram, mas as postagens não precisam, necessariamente, serem veiculadas com a outra rede.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/12/08/internet-e-redes-sociais/facebook-com-novo-modo-profissional-permite-que-criadores-monetizem-seu-proprio-perfil/