ConecteSUS: Dados de vacinados foram recuperados, informa o Ministério da Saúde

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, todos os dados dos vacinados contra Covid-19 foram recuperados após um suposto ataque hacker na última sexta-feira (10) que atingiu principalmente a plataforma do ConecteSUS, deixando-a fora do ar.

“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso”, afirmou a pasta em nota oficial.

Ainda não há previsão para o retorno do ConecteSUS, que continua fora do ar.

Entenda o caso

Inicialmente, existia a possibilidade de que o ataque registrado ao site do Ministério da Saúde se tratasse de um ransomware. No entanto, o que ocorreu foi um redirecionamento de DNS, conforme descoberto pelo perfil brasileiro do Anonymous, EterSec, e confirmado pela Polícia Federal.

Em resumo, o que aconteceu é imensamente mais simples que uma invasão de ransomware. Alguém simplesmente mudou dados na Amazon Web Services. Assim, a ameaça de que “50 Terabytes” de dados teriam sido roubados, é uma imensa farsa.

Informações vazadas são antigas

Além disso, foi descoberto que os dados vendidos como sendo fruto da invasão ocorrida no sistema do Ministério da Saúde são, na verdade, fruto de um vazamento antigo. As informações foram enviadas ao Olhar Digital por um membro do EterSec, um dos representantes brasileiros do grupo hacktivista Anonymous.

De acordo com um dos representantes do grupo, houve uma série de vazamentos anteriores nos sistemas do Ministério da Saúde, o que permitiu que alguns dados fossem obtidos por criminosos. Contudo, com a repercussão da invasão ocorrido nesta sexta-feira, esses dados foram ‘requentados’ e oferecidos como novos.

Dados de vacinação não serão perdidos

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu nesta sexta-feira (10) que os dados de vacinação não serão perdidos, apesar do suposto ataque hacker sofrido pelo ConecteSUS. De acordo com o chefe da pasta, há dados de backup de todas as informações.

“Mas esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade”, explicou Queiroga em entrevista coletiva em Belo Horizonte.

O que fazer se você tiver viagem agendada?

Os brasileiros que estão com viagem marcada para retornar ao Brasil poderão fazê-lo sem preocupação, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde. Isso porque uma das medidas adotadas pelo governo foi a postergação por 7 dias das regras de viajantes brasileiros no país.

Já os brasileiros que estão com viagem agendada para o exterior devem portar a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico. Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores enviará um comunicado aos países informando sobre a indisponibilidade do certificado digital.

Alternativas ao ConecteSus

Se você precisa acessar seu comprovante de vacinação neste fim de semana, saiba que algumas cidades possuem sistemas próprios de registro. É o caso, por exemplo, de São Paulo e Belo Horizonte. O Olhar Digital preparou um tutorial sobre como emitir seu comprovante nas capitais brasileiras.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/12/12/seguranca/conectesus-dados-de-vacinados-foram-recuperados-informa-o-ministerio-da-saude/