Assista: Trator do futuro criado pela Pininfarina, responsável por designs de supercarros famosos

A italiana Pininfarina, dona do “furioso” supercarro Battista e famosa pela sua longa parceria de design com a Ferrari, está apresentando um conceito de… trator elétrico. A empresa responsável por icônicos desenhos de máquinas automotivas, como a Ferrari 550 Barchetta conversível e a Ferrari Testarossa, criou um conceito de máquina agrícola em parceria com a New Holland Agriculture, uma empresa muito conhecida no ramo.

Nomeado Straddle Tractor Concept, o veículo é uma criação que podemos chamar de elegante e futurista. O trator elétrico foi projetado para rodar por vinhedos estreitos em regiões vinícolas famosas, como as francesas Champagne, Medoc e Burgundy.

Nessas regiões, as uvas são cultivadas em fileiras com menos de 60 polegadas de largura. As encostas são íngremes e as uvas são colhidas manualmente. Ou seja, uma máquina ideal deve trabalhar nesses locais tomando todo o cuidado para desobstruir caminhos estreitos sem danificar as uvas ou as vinhas. Confira o vídeo postado no YouTube pela New Holland, mostrando “o trator do amanhã”.

Um trator elegante, em formato de taça de champanhe

O design do trator elétrico foi inspirado, em parte, por uma taça de champanhe: alto e largo na parte superior e afinando na parte inferior. Sua cabine é toda envolvida em vidro, para dar ao operador melhor visibilidade. Esta área do trator elétrico é inclinada para a frente, enquanto a carroceria achatada e aerodinâmica evoca as linhas esportivas dos carros costumeiramente desenhados pela Pininfarina.

No interior do Straddle Tractor Concept, há um ambiente bem luxuoso para um veículo destinado a trabalhos tão pesados. O acabamento da máquina é feito em madeira e há espaços de armazenamento ao redor do assento único. Além do volante, o operador encontra uma tela tipo tablet para realizar suas tarefas e, com a base giratória, ele consegue entrar e sair do trator com mais facilidade.

O Straddle é apenas um conceito neste momento, e as empresas não oferecem detalhes sobre funcionamento e mecânica na vida real. O conceito elétrico de máquina agrícola é um movimento curioso da Pininfarina, no sentido “dos supercarros para os tratores”. Curioso porque Ferruccio Lamborghini, criador da marca também muito conhecida de superesportivos, antes de fazer seus carros, fazia tratores com motores de tanques da 2ª Guerra Mundial.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/12/06/carros-e-tecnologia/assista-trator-do-futuro-criado-pela-pininfarina-responsavel-por-designs-de-supercarros-famosos/