Menor marca-passo do mundo já é usado no Brasil

O chamado menor marca-passo do mundo, que pesa apenas 2 gramas, chegou ao Brasil e já é implantado em pacientes em São Paulo. Cerca de 49 mil dispositivos do modelo convencional são aplicados no Brasil anualmente e mais de 300 mil brasileiros utilizam o mecanismo.

Por conta disso, a nova versão, com apenas 20mm de comprimento, é considerada revolucionária para a medicina. Além disso, o dispositivo não deixa nenhum tipo de marca ou elevação no corpo do usuário, sendo totalmente imperceptível. O modelo também é mais seguro, já que não usa cabos e reduz as infecções da pele do tórax no local do implante.

Menor marca-passo do mundo

“Os benefícios vão ser a médio prazo porque antes do marca-passo o coração desse paciente funcionava a 100/110 batimentos por hora continuamente, o que é muito ruim para o coração, para a saúde de um coração que já é comprometido como é o caso dele. Com o marca-passo, ele já diminuiu a frequência para 80 por minuto, e daqui a poucos dias ou semanas isso vai ser diminuído para 70/60 batimentos por minuto, o que vai preservar muito mais o coração”, afirmou Luiz Carneiro, cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa que implantou o marca-passo em um paciente com mais de 50 anos.

“É importante ressaltar três pontos para conscientizar a população. Primeiro, a maioria das mortes causadas por diminuição da frequência cardíaca poderiam ser evitadas. Segundo, houve uma evolução gigante no processo de implantação de marca-passos, hoje em dia já não precisa abrir a caixa torácica e, agora, dispensa os cabos-eletrodos. Terceiro, o marca-passo não é um vilão, muito pelo contrário, depois de implantado há uma melhora significativa na disposição e qualidade de vida, além de prevenir fatalidades”, finaliza o médico.

O menor marca-passo do mundo também é usado em outros países. Por ser um dispositivo novo, há poucos profissionais aptos para fazerem usai instalação. Aqui no Brasil, a cirurgia foi um sucesso e durou três horas.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/11/26/medicina-e-saude/menor-marca-passo-do-mundo-ja-e-usado-no-brasil/

Deixe seu comentário