Cidade de São Paulo terá documento digital para pets

Atenção, tutores de São Paulo: desde segunda-feira (15), a cidade começou a emitir o Registro Geral do Animal (RGA) digital. Ou seja, conseguir um documento digital de identificação para os pets ficará mais fácil.

“Estamos numa cidade que gosta e cuida dos seus animais. É necessário manter um olhar especial com todos, como fazem entidades que ajudam na proteção aos animais,” explicou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, no lançamento do documento digital para pets.

“Agora o tutor terá a facilidade de solicitar o serviço também de forma online, e receberá o RGA em arquivo digital para manter o documento do seu melhor amigo sempre disponível”, explicou Analy Xavier, da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).

O RGA é gratuito e obrigatório na cidade de São Paulo para cães e gatos com mais de três meses. O documento serve como carteira de identidade e conta com informações sobre o pet e também o tutor. Ao cadastrar o bichinho de estimação, o cidadão também ganha uma plaqueta com o número do registro para ser usado permanentemente na coleira do cão ou do gato.

O cadastro dos pets pode ser feito gratuitamente pelo site SP156, que reúne diversos serviços oferecidos pela cidade de São Paulo aos moradores da capital estadual. Para registrar seu amiguinho, é necessário fornecer RG e CPF do tutor, comprovante de residência em nome do tutor, foto do animal e também comprovante de vacinação contra raiva, quando houver. Ainda será possível solicitar o documento presencialmente nos postos de atendimento da prefeitura mediante agendamento prévio.

Com o documento digital dos pets, a prefeitura visa garantir a segurança dos bichinhos. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar suas famílias porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, explicou Analy Xavier, da Cosap.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/11/14/internet-e-redes-sociais/cidade-de-sao-paulo-tera-documento-digital-para-pets/