Toyota inaugura 3ª geração de picape Tundra com motor híbrido

A montadora japonesa Toyota está lançando a terceira geração da sua linha de picapes Tundra, que será o primeiro veículo da categoria com motor híbrido. A série de picapes andava juntando poeira desde 2007, quando foi lançada sua segunda geração e, com exceção de uma atualização em 2014, não teve maiores mudanças até hoje.

Ao que parece, o Tundra é uma aposta forte o suficiente da Toyota para escapar da sequência de cortes da empresa. Devido à crise dos chips, a fabricante chegou a suspender 40% de sua produção e fechar fábricas no mundo todo — incluindo o Brasil. No entanto, a picape permanece em alta, vendendo 109.203 unidades nos Estados Unidos.

picape toyota tundra sobre monte de pedras
Configuração híbrida funciona em modo elétrico quando está abaixo de 25 km/h. (Imagem: Divulgação/Toyota)

A picape receberá uma configuração híbrida consistindo de um motor duplo i-Force V6 de 3,6 L, que, combinado com o trem de força elétrico i-Force Max, alcançará 437 cv de potência e 790 nm. A Toyota afirma que o Tundra consegue rebocar até 6 toneladas e possui capacidade de carga máxima de 880 kg. O câmbio é automático com 10 transmissões.

De acordo com a montadora, a configuração híbrida funciona em modo elétrico quando está abaixo de 25 km/h. Velocidades superiores a essa já coloca o motor à gasolina para funcionar em conjunto.

Estrutura de suspensão é destinada a auxiliar reboque

Voltada para todos os terrenos, a Toyota redesenhou a estrutura do Tundra híbrido para uma versão monobloco, com dimensões maiores na parte traseira. A nova configuração possui molas na parte de trás da estrutura, juntamente a uma suspensão dinâmica para auxiliar nos reboques de carga.

painel interno do toyota tundra
Toyota quer preparar seu modelo híbrido para competir com F-150 Lightning. (Imagem: Divulgação/Toyota)

No interior, o Tundra está com novos acessórios e configurações de duas ou quatro portas. Na parte de direção, o sistema oferece sincronia com Android Auto e Apple Car, além de assistente de cruzeiro por voz. O painel de instrumentos é de 12,3 polegadas e o de navegação, 14 polegadas.

A Toyota não informou data de previsão para a chegada do Tundra de motor híbrido ao mercado. O lançamento parece estar voltado para competir diretamente com a F-150 Lightning.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/09/20/carros-e-tecnologia/toyota-tundra-motor-hibrido/