Subaru anuncia imagens do Solterra, carro elétrico em parceria com Toyota

A montadora japonesa Subaru publicou imagens teasers do seu primeiro projeto de carro elétrico, o Solterra. O veículo, anunciado anteriormente com lançamento previsto para o ano de 2022, é um SUV montado em conjunto entre a empresa e a Toyota, que tem acordo de colaboração desde 2019.

A fabricante não publicou muitas informações a respeito do veículo, deixando para registrá-las em provas de conceito. Na página oficial do automóvel está, pelo menos, a explicação (que para nós, brasileiros, é meio óbvia) de onde vem o nome: a Subaru juntou as palavras em latim “Sol” e “Terra” para remeter à natureza — o que está diretamente ligado com o fator de ser um veículo de zero emissão.

Subaru Solterra no meio do mato com gota de orvalho distorcendo sua visão
Veículo é o primeiro a utilizar nova estrutura para carros elétricos da Subaru. (Imagem: Divulgação/Subaru)

Veículo estreia estrutura nova da Subaru

Não há especificações oficiais de configuração de motor, autonomia ou performance, mas há um mínimo o que esperar. Estimativas anteriores nossas esperam baterias de íon-lítio com células fornecidas pela Panasonic e capacidade entre 50 e 100 kWh.

Se for conforme o projeto original da Toyota, o Solterra terá 300 e 500 km de autonomia, saltando para até 600 km nos veículos topo de gama. Além disso, a potência está estimada entre 110 e 200 cv para motores únicos, ou 400 cv para dois motores.

carro subaru solterra andando em estrada de chão visto de cima
SUV da Subaru continua com sistema de tração integral AWS (Imagem: Divulgação/Subaru)

O Solterra será a estreia da e-Subaru Global Platform, a arquitetura de veículos elétricos da montadora, que provavelmente dará as caras nos próximos lançamentos.

A fabricante também diz que seu primeiro SUV off-road será projetado à prova de qualquer clima e terreno, bem como tração integral (AWD) para aumento de estabilidade e aderência.

Conforto, design e curiosidade

visão interna do Subaru Solterra
Veículo promete painel eletrônico de ponta e amplo espaço (Imagem: Divulgação/Subaru)

As provas de conceito do novo carro elétrico da Subaru dão margem para algumas especulações. A vista aérea demonstra um destaque no teto da carroceria, que pode muito bem ser retrátil. No interior é possível enxergar detalhes do que pode ser este mecanismo, bem como os painéis de controle do automóvel.

Em outra das fotos é possível ver um design anguloso, porém robusto, característico da categoria. Os entalhes escuros nos para-lamas do SUV vão até à dianteira do Solterra, abaixo dos faróis LED.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/09/01/carros-e-tecnologia/subaru-carro-eletrico/