Reversão de envelhecimento celular pode ser a arma contra a Covid-19 em idosos

Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel afirma ter encontrado uma maneira de reverter o envelhecimento natural das células do sistema imunológico – e, assim, tornar os idosos muito mais resistentes à Covid-19 e outras infecções.

De acordo com o site Futurism, os pesquisadores identificaram a via molecular que o corpo humano usa para criar células B, que o sistema imunológico usa para identificar e produzir anticorpos contra novos patógenos.

Cientistas trabalham na recuperação de céulas B, que perdem a capacidade de reprodução na velhice do ser humano. Imagem: Nemes Laszlo – Shutterstock

Normalmente, o organismo reduz gradualmente o número de células B no decorrer da vida, no entanto, de acordo com a pesquisa, suprimir um determinado hormônio pode estimular a produção, teoricamente dando ao sistema imunológico de uma pessoa mais velha a mesma atividade que tinha antes.

Células B protegem contra infecções como a Covid-19

A pesquisa, que foi publicada na revista científica Blood, ainda precisa passar pela fase de testes clínicos, segundo seus autores, que acreditam que seu trabalho aponta para um futuro no qual os idosos possam lutar contra os patógenos tão bem quanto as gerações mais jovens.

As células B duram pouco tempo antes de morrer, quando são convertidas em células B de memória de longa duração (MBC), que o sistema imunológico usa como uma espécie de registro de infecções anteriores.

Quando as células B morrem, elas são substituídas por novas. Mas, essa produção de células é interrompida quando há MBCs demais ocupando espaço, de acordo com o estudo, tornando mais difícil para o sistema imunológico de uma pessoa mais velha aprender a se defender de novos patógenos, como o coronavírus.

“Quando você é jovem, você tem células jovens, e as células jovens têm uma capacidade muito diversa de reconhecer qualquer coisa [patogênica] que entra em seu corpo”, disse o pesquisador Doron Melamed do Technion-Israel ao The Jerusalem Post.

Com estoque de MBC esgotado, corpo volta a ter “espaço” para as células B

A fim de encontrar uma maneira de enganar o corpo e fazê-lo produzir novas células B, os pesquisadores investigaram uma das maneiras pelas quais o corpo reabastece naturalmente seu suprimento.

Pacientes em tratamento para esclerose múltipla tiveram seus estoques de MBC esgotados, momento em que seu corpo começou a produzir novas células B rapidamente.

A equipe identificou os hormônios específicos que interromperam a produção de células B novamente, uma vez que os estoques foram repostos, e percebeu que a desativação do hormônio resulta na produção de células B extras.

Agora, eles esperam transformar esse truque hormonal em um novo tratamento rejuvenescedor para os idosos e imunocomprometidos. “Encontramos sinais hormonais específicos produzidos pelas células B antigas, as células de memória, que inibem a medula óssea de produzir novas células B”, disse Melamed. “Esta é uma grande descoberta. É como encontrar uma agulha em um palheiro”.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/08/31/coronavirus/reversao-de-envelhecimento-celular-pode-ser-a-arma-contra-a-covid-19-em-idosos/

Deixe seu comentário