Estudo de exoplaneta “Saturno quente” fornece resultados surpreendentes

Um estudo feito por meio da combinação de observações de telescópios terrestres e orbitais possibilitou uma equipe de cientistas a obter uma visão mais precisa do exoplaneta distante WASP-127b, conhecido como “Saturno quente”. Vale lembrar que esse é o mesmo exoplaneta que levantou interesse de compra pelo exótico rapper americano Lil Uzi Vert.

Segundo o site The Byte, os cientistas não foram apenas capazes de determinar a composição química da atmosfera de WASP-127b, como também conseguiram estudar suas nuvens em um nível de detalhe sem precedentes.

Estudo do exoplaneta WASP-127b utilizou imagens captadas pelo telescópio Hubble em combinação com dados do VLT-ESO. Imagem: Vadim Sadovski – Shutterstock

A pesquisa foi apresentada no Europlanet Science Congress 2021 pelo pesquisador Romain Allart, da Universidade de Montreal.

Por que o exoplaneta WASP-127b é conhecido como “Saturno quente”

De acordo com Allart, as técnicas desenvolvidas em seu estudo podem ajudar outros pesquisadores a analisar melhor e coletar novos dados sobre outros exoplanetas que estão ainda mais distantes que o “Saturno quente”.

Por ser um exoplaneta com aproximadamente a mesma massa do gigante e gasoso Saturno, um dos nossos distantes vizinhos de “bairro”, mas orbitando muito mais próximo de sua estrela hospedeira, o WASP-127b ganhou esse apelido.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/09/23/ciencia-e-espaco/wasp127b-saturno-quente/

Deixe seu comentário