Emulador RetroArch chega gratuitamente à Steam

A interface agregadora de emuladores RetroArch chegou gratuitamente a Steam. Ela reúne uma ampla gama de emuladores de dispositivos clássicos, entre computadores e consoles. Foi necessário um ano de testes beta para tornar o uso do RetroArch mais fácil do que a versão já existente, direto para computadores com Windows.

A versão do emulador disponibilizada na Steam é muito parecida com a do site oficial. A principal diferença é a forma como os usuários vão baixar os núcleos que permitem que o RetroArch emule diferentes sistemas. Ao invés de usar o Core Downloader no próprio agregador, os jogadores precisar baixar como fazem com DLC de qualquer jogo da plataforma.

Por enquanto, dez núcleos estão disponíveis. Juntos, eles permitem que os usuários emulem sistemas como o Nintendo Entertainment System, Super Nintendo, Game Boy, Atari 2600, Neo Geo, Sega Saturn, o PlayStation original e o Nintendo 64. Há ainda outros consoles menos famosos já prontos.

Outros serão adicionados no futuro, mas já dá para instalar o sistema desejado manualmente. Basta que o jogador acesse diretamente o site do RetroArch e copie os arquivos para a pasta RetroArch em steamapps, de lá para comum, RetroArch e, por fim, núcleos.

steam deck valve 2
O Steam Deck começará a ser entregue em dezembro. Imagem: Valve/Divulgação

Espera-se que o emulador seja uma vantagem para o console portátil da plataforma, o Steam Deck, da Valve. O RetroArch pode ser executado nativamente no dispositivo através do Steam OS. Mesmo no Linux, é possível fazer o agregador rodar no Steam Deck.

O console portátil da Valve está em pré-venda, com entrega prevista para dezembro deste ano. São três versões, sendo uma com 64 GB acompanhada do estojo de viagem, outra de 256 GB com armazenamento rápido e conjunto de perfil exclusivo da comunidade Steam e, por último o de 512 GB, que acrescenta tela antirreflexo e tema de teclado virtual exclusivo.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/09/16/games-e-consoles/emulador-retroarch-chega-gratuitamente-a-steam/