Caixa de entrada mais organizada: como criar pastas e filtros no Gmail

O Gmail oferece a opção de criar marcadores e filtros para organizar os seus e-mails de acordo com diversos parâmetros. Um marcador funciona basicamente como uma pasta que você usa para gerenciar os arquivos no computador ou celular.

Falando em celular, também dá para aproveitar essa função no aplicativo do Gmail para Android e iPhone. No fim, é uma boa opção quando o objetivo é manter a sua caixa de entrada mais organizada.

Funciona assim: você pode direcionar, por exemplo, todos os e-mails relacionados ao trabalho ou a um cliente específico, para uma pasta/marcador dedicado usando um filtro. De início, veja como criar um novo marcador.

Como criar uma pasta/marcador no Gmail no PC

1. Na caixa de entrada do Gmail, clique no ícone ‘Configurações’ (forma de engrenagem) no canto superior direito da tela e selecione ‘Ver todas as configurações’.

2. Na guia ‘Marcadores’, role para baixo até a seção ‘Marcadores’ e clique em ‘Criar novo marcador’.

3. Digite um nome desejado e clique em ‘Criar’. Os nomes podem ter no máximo 225 caracteres.

Como criar uma pasta/marcador no Gmail no celular

1. Abra o aplicativo do Gmail no seu dispositivo. No exemplo abaixo foi utilizando um iPhone.

2. Toque nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela.

3. Role para baixo até a seção ‘Marcadores’ e toque em ‘Criar novo’.

4. No fim, no menu pop-up, digite o nome desejado para o seu marcador.

Como criar um filtro no Gmail e usá-lo em conjunto com um marcador

Os filtros também podem ajudá-lo a organizar e encontrar e-mails relevantes rapidamente quando funcionam em conjunto com um marcador. Para criar um filtro, siga os passos abaixo:

1. Na caixa de entrada do Gmail, clique no ícone que se parece com três linhas tracejadas no lado direito da barra de pesquisa.

2. Defina os parâmetros do seu novo filtro. Você pode filtrar e-mail por remetente, assunto , ‘Contém as palavras’, Tamanho, Data e etc.

3. Depois de definir os critérios, clique em ‘Criar filtro’.

4. Na próxima página, clique na caixa ao lado de ‘Aplicar o marcador’ e escolha o seu marcador/pasta criado antes no menu suspenso.

5. Por fim, clique em Criar filtro.

Note que no exemplo acima, todos os e-mail contendo o termo “Teste” serão enviados automaticamente para a minha pasta/marcador “Teste de marcador no Gmail“.

Como editar ou excluir um marcador no PC

1. Na caixa de entrada do Gmail, clique em ‘Configurações’ no canto superior direito da tela e selecione ‘Ver todas as configurações’.

2. Na guia ‘Marcadores’, role a página para baixo até encontrar a seção ‘Marcadores’.

Para excluir um rótulo, clique no botão ‘remover’. Imagem: Captura de tela

3. Para editar um marcador, clique em ‘editar’ ao lado do no nome do marcador. Depois, insira o novo nome e pressione a tecla ‘Enter’.

4. Para excluir um rótulo, clique no botão ‘remover’ e, em seguida, clique em ‘Excluir’.

Como editar ou excluir um marcador no celular

1. No aplicativo do Gmail, toque no ícone de três linhas horizontais no canto superior esquerdo. Role para baixo e toque em ‘Configurações’.

2. Na próxima tela, selecione o seu endereço de e-mail.

3. Role para baixo e toque em Configurações de marcadores.

4. Selecione o marcador que deseja editar e toque no campo ‘Nome’ para inserir um novo nome. Para excluir um marcador, basta tocar em ‘Excluir (nome do rótulo)’.

Pronto! Agora você já conhece alguns recursos extras do Gmail que permitem organizar e otimizar o uso da plataforma no seu cotidiano.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/09/20/alem-da-infra/criar-pastas-filtros-gmail/