ESA se prepara para sobrevoo duplo em Vênus na próxima semana

Duas missões da agência espacial europeia (ESA), a Solar Orbiter e a BepiColombo, estão prestes a fazer história. Isso porque as duas espaçonaves vão sobrevoar Vênus em um curto intervalo de tempo (com apenas 33 horas de diferença) – e bem de pertinho.

Sonda Solar Orbiter, uma parceria entre a ESA e a Nasa, voará por Vênus a 7.995 km de altitude. Imagem: Arte ESA

Na próxima segunda-feira (9), a Solar Orbiter, uma parceria entre a ESA e a Nasa, voará por Vênus a 7.995 km de altitude, segundo informações do site Phys.org. Ao longo de sua missão, que teve início em 10 de fevereiro do ano passado, a sonda segue se aproximando pouco a pouco do Sol, para poder observar seus polos.

Os sobrevoos em Vênus servem para mudar sua inclinação orbital e, assim, permitir uma aproximação gradual da nossa estrela principal, chegando até 42 milhões de km de distância (um terço da distância entre o Sol e a Terra). A sonda é protegida por uma blindagem térmica, pois as temperaturas a que será exposta atingirão 600°C.

Com o objetivo de estudar Mercúrio, a sonda BepiColombo sobrevoará Vênus na terça-feira (10). Imagem: Divulgação ESA

Enquanto a Solar Orbiter observa o Sol, a missão da BepiColombo é estudar Mercúrio. Lançada em 2018, a sonda é uma parceria entre a ESA e a agência espacial japonesa (JAXA), e deve chegar ao destino em 2025. Assim como a outra, para conseguir o feito, ela precisa cumprir uma etapa em Vênus antes de seguir viagem.

A BepiColombo sobrevoará o planeta no dia seguinte à Solar Orbiter, e é estimada uma aproximação de apenas 550 km de altitude, por volta das 10h48, pelo horário de Brasília.

Como resultado dessas duas expedições, as agências têm uma excelente oportunidade de realizar estudos mais aprofundados sobre Vênus e seu ambiente.

Sem registros fotográficos em tempo real dos voos em Vênus

Não será possível obter imagens de alta resolução de Vênus com as câmeras científicas a bordo de nenhuma das missões. Isso porque a Solar Orbiter deve permanecer voltada para o Sol, e a câmera principal a bordo do BepiColombo é protegida pelo módulo de transferência que entregará os dois orbitadores planetários a Mercúrio.

No entanto, duas das três câmeras de monitoramento do BepiColombo estarão tirando fotos no momento da aproximação e nos dias seguintes, conforme o planeta desaparece de vista. As imagens serão baixadas em lotes, uma a uma, sendo que a primeira estará disponível na noite de terça-feira, e as demais no dia seguinte.

Solar Orbiter e BepiColombo têm mais um sobrevoo programado em 2021

Há outro sobrevoo programado para cada uma das missões ainda em 2021. Entre os dias 1º e 2 de outubro, a BepiColombo deverá realizar o primeiro de seis sobrevoos em Mercúrio – e a apenas 200 km de distância do planeta.

Já em novembro, no dia 27, a Solar Orbiter realizará seu último sobrevoo pela Terra, a 460 km de distância da superfície. A sonda continuará a fazer voos regulares em Vênus para aumentar progressivamente a inclinação da sua órbita e, assim, conseguir observar da melhor forma as regiões polares não mapeadas do Sol, que é a chave para entender o ciclo de atividade solar de 11 anos.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/08/02/ciencia-e-espaco/esa-se-prepara-para-sobrevoo-duplo-em-venus/