Windows: saiba como consultar a memória RAM do seu computador

A memória RAM, ou memória de acesso randômico, é um dos principais componentes de um computador. Ela é responsável por auxiliar o processador quando você realiza alguma atividade no PC, ajudando no processo de execução de comandos.

Isso porque qualquer coisa que você realizar dentro de um computador, desde abrir um arquivo a acessar a internet, você precisa de um espaço para que essa atividade seja processada. Esse é um espaço temporário e é a memória RAM que garante que ele estará disponível para uso quando for preciso.

Assim, quanto maior a memória RAM, mais rápido o seu computador vai conseguir processar os dados na máquina – por isso ela é tão essencial.

A informação a respeito do tamanho da RAM, no entanto, nem sempre é algo que temos de cabeça – especialmente se já tivermos o dispositivo há um certo tempo. Pensando nisso, preparamos um tutorial para você saber como consultar a informação sempre que precisar.

Fizemos o nosso teste a partir de um sistema operacional Windows. Entretanto, todos os dispositivos possuem a possibilidade de consulta, incluindo celulares.

Como consultar a memória RAM do meu computador?

1. Clique no menu iniciar, representado pelo botão do Windows no canto esquerdo da tela. Em seguida, vá em “Configurações”;

2. Depois toque em “Sistema” e, em seguida, ao final das opções, toque em “Sobre”;

3. Todas as informações sobre o seu computador aparecerão na janela ao lado do menu, bem como a capacidade da memória RAM (que você pode ver em destaque no print abaixo).

4. Você também pode consultar a informação digitando “Informações” na barra de pesquisa no menu do Windows, e tocar na opção “Informações do Sistema”, que irá surgir logo ao lado;

5. Nesta lista, é possível verificar não apenas a memória RAM total instalada no computador, mas também outras informações como a versão do seu sistema, dados sobre o processador da máquina, entre outros;

Prontinho! Agora você já sabe como consultar a memória RAM do seu computador Windows.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/07/29/dicas-e-tutoriais/windows-saiba-como-consultar-a-memoria-ram-do-seu-computador/