Bayer lança app para mulheres com DIU hormonal; está disponível no Brasil

A área de Saúde Feminina da Bayer, farmacêutica alemã, lançou nesta semana o aplicativo “Meu DIU”, um software desenvolvido para mulheres que usam o dispositivo do tipo hormonal. O intuito do app é sanar dúvidas das usuárias, principalmente as que aderiram ao método a pouco tempo e normalmente possuem diversas perguntas.

“Apesar das orientações que damos no consultório, nós percebemos que as pacientes ainda apresentam muitas inquietações durante a adaptação ao DIU hormonal, principalmente em relação ao fluxo menstrual. Por isso, decidimos oferecer um aliado adicional a elas, que as acompanhe no dia a dia e traga ainda mais segurança nesse período”, contou a Dra. Thais Ushikusa, gerente médica de Saúde Feminina na Bayer Brasil.

Bayer lança app para mulheres com DIU hormonal; já está disponível no Brasil. Imagem: Shutterstock

Bayer lança app para mulheres com DIU hormonal; já está disponível no Brasil. Imagem: Shutterstock

O programa usa inteligência artificial para aprender sobre o ciclo menstrual da mulher e, assim, consegue traçar dados e previsões de como o dispositivo pode se comportar no corpo. Segundo a empresa, o app tem “mais de 70% de precisão – taxa considerada alta em comparação a outros aplicativos de contracepção que fazem uso de inteligência artificial.”

No entanto, nos três primeiros meses é preciso que a usuária adicione manualmente as primeiras informações, a fim de que o app consiga formar seu banco de dados.

“O aplicativo também pode ser útil para a consulta com o ginecologista, visto que é possível extrair dele, após os três primeiros meses de uso, um compilado de informações sobre como se comportou o fluxo menstrual da paciente e demais detalhes sobre o período de adaptação, de acordo com os dados fornecidos por ela ao longo do tempo”, explicou a doutora.

Com isso, além do app prever o ciclo, ele pode enviar alertas para sugerir a ida ao ginecologista, oferece informações gerais e mais comuns sobre o DIU hormonal, além de disponibilizar vídeos explicativos e curiosidades. Vale ressaltar que, segundo a Bayer, mesmo com todas essas funcionalidades o app não substitui o parecer de um especialista.

O MeuDIU é compatível com Android e iOS e está disponível em suas respectivas lojas de app: Google Play e App Store. Porém, para conseguir baixá-lo, é necessário solicitar um código pessoal e intrasferível ao seu ginecologista, que precisará ser inserido logo na primeira tela do app.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/06/09/medicina-e-saude/bayer-lanca-app-para-mulheres-com-diu-hormonal-esta-disponivel-no-brasil/