Spotify lança novo recurso para playlists personalizadas

A plataforma de streaming de música mais popular do mundo lançou nesta quarta-feira (31) o Spotify Mixes. O recurso oferece playlists personalizadas, baseadas nos humores e interesses, aos usuários tanto da versão gratuitas como da versão Premium. Segundo o próprio Spotify, a ferramenta é uma evolução da família Daily Mix.

O Spotify Mixes combina músicas que o usuário já tem entre as suas mais queridas com outras que a plataforma entende que ele vá gostar. São três categorias: mix de artistas, mix de gêneros e mix de décadas. Esses repertórios serão atualizados com frequência.

“Todos os dias, meio trilhão de eventos – sejam eles pesquisas, ouvintes, curtidas e inúmeras outras ações – acontecem no Spotify, alimentando e orientando nosso sistema de machine learning. Isso nos dá a capacidade de conduzir a descoberta de uma forma que o áudio nunca viu antes”, explicou Gustav Söderström, diretor de P&D do Spotify.

A plataforma de streaming musical detalhou como vai funcionar o novo recurso. Os mixes são inicialmente criados de acordo com os hábitos de escuta e nos artistas, gêneros e décadas que o usuário mais escuta. Isso vai para a familiaridade, levando o assinante a não só artistas favoritos, mas também músicas favoritas desse artista específico.

Spotify sendo usado em duas telas, no tablet e no computador

O Spotify tem mais de 320 milhões de usuários. Imagem: Heidi Fin/Unsplash

Depois desta etapa, o Spotify adiciona músicas que o ouvinte repete com outras novas escolhas. Caso o usuário deseje, pode tocar um artista específico ou ouvir mais músicas de outra década. As playlists são projetadas para serem ampliadas ao longo do tempo, considerando o que já faz parte do hábito do ouvinte. Para acessar o Spotify Mixes basta clicar na pesquisa no hub “Feito para você“.

Criado em 2006, na Suécia, o Spotify foi lançado oficialmente em 2008. A plataforma fornece acesso a mais de 50 milhões de músicas, além de podcasts. Em outubro do ano passado, o serviço chegou à marca de mais de 320 milhões de usuários ativos. Desses, 144 milhões são pagantes.

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/03/31/cinema-e-streaming/spotify-lanca-novo-recurso-para-playlists-personalizadas/