Sem motorista: Dubai quer que 20% dos táxis da cidade sejam veículos autônomos ate 2030

A Cruise, empresa de veículos autônomos da General Motors, anunciou que pretende levar o serviço de táxis robô para Dubai até 2023. A notícia foi anunciada pelo príncipe herdeiro do emirado, Handan bin Mohammed. O objetivo da Cruise é ter uma frota de 4 mil carros sem motorista na capital dos Emirados Árabes Unidos até o ano de 2030.

O serviço deve ser prestado pelos veículos modelo Origin, apresentado pela Cruise em 2019 e não pelo Chevrolet Bolt, que atualmente está em testes na cidade americana de San Francisco. O Origin foi projetado para ser um veículo completamente autônomo e sem componentes para direção humana, como pedais ou volantes.

Dubai tem a meta de que 20% das viagens de automóveis realizadas na cidade sejam feitas por veículos autônomos até 2030. Além disso, o emirado também quer fazer testes com empresas de mobilidade aérea urbana, como a Volocopter, para que aeronaves elétricas de transporte de passageiros também sejam testados por lá.

Apesar dos planos ousados envolvendo Dubai, a Cruise ainda quer que San Francisco seja a primeira cidade a receber os serviços comerciais de táxis robôs da empresa. O plano original era de que a operação começasse em 2019, mas a data foi adiada e a empresa ainda não deu um novo prazo para o início do serviço.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/04/12/videos/sem-motorista-dubai-quer-que-20-dos-taxis-da-cidade-sejam-veiculos-autonomos-ate-2030/