Automação no iPhone: como criar reações com a voz da Siri para diversas ações

E quanto mais a gente explora o iPhone, mais a gente encontra curiosidades que pouca gente conhece no celular. O aplicativo “Atalhos” funciona em paralelo com a conhecida “Siri”, mas poucos sabem que a função “Automação” da ferramenta é uma forma manual de acrescentar “voz” com um texto autoral às reações para as alterações que você fizer no aparelho.

O “Atalhos” do iPhone veio com a atualização do sistema para o iOS 12. O serviço, que é grátis, oferece opções de atalhos na função iniciantes, para compartilhamento, com auxílio da Siri e o mais importante, para acessibilidade.

Porém, existe uma função dentro do aplicativo que muitos não usam e pode ser muito útil: a “Automação”. Ela permite criar reações com a voz da Siri para diversas ações e alterações do seu iPhone, como conectar o seu carregador ou atingir certo nível de bateria, por exemplo.

É possível acrescentar tanto falas para lembrar-se de sair 15 minutos antes do horário ou até brincar colocando textos divertidos. Para começar, basta escolher se deseja criar uma automação pessoal ou para sua casa, entretanto, para usar o recurso para sua residência é preciso ter outro aplicativo nativo da Apple, o “Casa”.

Neste tutorial vamos focar na automação pessoal, siga o passo a passo e saiba como fazer o seu iPhone “falar”.

Como usar a Automação no iPhone?

1. Abra o aplicativo “Atalhos” e clique na aba “Automação”. Toque sobre o ícone de mais (+) do lado superior direito;

Como usar a ferramenta de automação no iPhone. Imagem: Olhar Digital

2. Selecione “Criar Automação Pessoal” e escolha qual ação você deseja que seu telefone faça por você. Lembrando que o conceito de automação é que dispositivos façam tarefas sem a interferência do homem. Aqui escolhemos que ele avise com uma frase personalizada quando a bateria estiver acabando;

Como usar a ferramenta de automação no iPhone. Imagem: Olhar Digital

3. Decida quando ele vai avisar, se apenas quando estiver no “Modo pouca energia”  ou quando sair dele. Aqui vamos deixar no modo “Quando for ativado”. Toque em “Seguinte”, do lado superior direito;

Como usar a ferramenta de automação no iPhone. Imagem: Olhar Digital

4. Selecione “Adicionar ação” e escolha o que seu celular vai fazer quando a bateria estiver acabando. Para personalizar a voz da Siri digite no campo de busca “Falar texto” o que ela deve falar e toque em “Seguinte”. Ative ou desative a função “Perguntar ao Executar” se você deseja que o celular te notifique antes da voz ser reproduzida ou fale direto. Em seguida, pressione “Ok”.

Como usar a ferramenta de automação no iPhone. Imagem: Olhar Digital

Pronto! Automação adicionada. Agora toda vez que seu celular for entrar no modo “pouca energia”, a Siri te avisará com o seu texto personalizado. Você também pode editar a velocidade e tom da voz em “Mostrar mais”.

Uma dica: você não precisa esperar a notificação de 20% de bateria para ativar a economia do seu iPhone. Pode criar uma automação para entrar automaticamente no modo pouca energia. Basta entrar em “Nível de Bateria” após escolher “Criar automação pessoal”. O mesmo vale para criar um alerta para quando seu celular completar o carregamento, assim você pode já remover o aparelho da tomada.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/04/08/dicas-e-tutoriais/automacao-no-iphone-como-criar-reacoes-com-a-voz-da-siri-para-diversas-acoes/