Vacina brasileira contra Covid-19 avança para 2ª fase dos estudos

Uma vacina totalmente brasileira contra a Covid-19 pode estar mais perto do que imaginávamos. Pesquisadores do CT-Vacinas (Centro de Tecnologia em Vacinas) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) finalizaram a primeira fase dos testes de um imunizante, e a vacina brasileira pode ficar pronta em um ano.

Os estudos dos pesquisadores da UFMG agora entram na segunda etapa dos testes, que agora analisará o desempenho do imunizante em humanos. A expectativa é que os estudos durem entre 12 e 14 meses até a vacina poder ser analisada e aprovada por órgãos de saúde, iniciando assim a produção e distribuição para a população.

A vacina dos pesquisadores da UFMG ainda não tem um nome, mas a coordenadora do CT-Vacinas, Ana Paula Fernandes, garante que o imunizante tem uma grande vantagem em relação aos produzidos pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro: os insumos necessários para a sua fabricação são todos produzidos no Brasil.

Vacina brasileira depende de recursos

A notícia dos avanços dos estudos para a produção de uma vacina com tecnologia nacional é ótima, mas tudo pode acabar sendo em vão caso o CT-Vacinas não tenha os fundos necessários para a continuidade das pesquisas.

Drive-thru de vacina

Vacina brasileira pode ficar pronta em até um ano. Foto: Photocarioca/Shutterstock

O maior problema é quando os recursos chegarão aos institutos responsáveis pelo estudo: sem entraves e com tudo ocorrendo como o planejado, o calendário de 12 a 14 meses pode ser mantido. Mas qualquer interrupção pode atrasar a vacina brasileira.

De acordo com Ana Paula Fernandes, a nova etapa da pesquisa, envolvendo testes clínicos em humanos, precisa de R$ 300 milhões para ser levado adiante. Uma das fases seguintes pode precisar de mais de R$ 100 milhões. A cientistas, porém, garante que, apesar de parecer muito, o investimento é menor do que o feito para transferência de tecnologia estrangeira, como em outros imunizantes.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/02/28/medicina-e-saude/vacina-brasileira-contra-covid-19-avanca-para-2a-fase-dos-estudos/