Helicóptero Ingenuity: Nasa escolhe local para voo histórico no planeta Marte

A agência espacial norte-americana anunciou nesta quarta-feira que escolheu o local de decolagem do helicóptero Ingenuity, que foi levado até Marte a bordo do rover Perseverance.

Mais detalhes serão divulgados em um evento que vai ser transmitido ao vivo no próximo dia 23 de março às duas horas da tarde no horário de Brasília. Se o teste tiver sucesso, será a primeira vez que uma aeronave alça voo na superfície de outro planeta.

Para decolar, o Ingenuity precisa de um local plano a até 1 km de distância do local de pouso do Perseverance.

A partir daí a equipe responsável pelo Ingenuity terá 30 dias para realizar até cinco voos, cada um durando 90 segundos.

Será possível realizar apenas um voo por dia, e o helicóptero usará painéis solares para recarregar suas baterias entre os voos. O Perseverance estará observando tudo, fazendo fotos e talvez vídeos de cada tentativa.

Se o experimento for bem-sucedido, abre as portas para o uso de drones em missões futuras, mapeando do alto uma região e marcando locais de interesse para exploração futura por robôs, ou por humanos.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/03/17/videos/helicoptero-ingenuity-nasa-escolhe-local-para-voo-historico-no-planeta-marte/