Saiba em quais situações é recomendado o uso de máscaras duplas

Com o aparecimento de novas cepas potencialmente mais contagiosas do novo coronavírus, como a amazônica e a sul-africana, especialistas em infectologia apontam se faz necessário o uso de máscaras duplas para um maior nível de proteção.

Porém, existem alguns detalhes que precisam ser observados antes de adotar essa proteção extra. A máscara dupla deve ser adotada, por exemplo, ao se entrar em lugares sem ventilação, como locais fechados e transporte coletivo.

Porém, para a Dra. Monica Gandhi, chefe da divisão de HIV, Doenças Infecciosas e Medicina Global do Hospital Geral da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, a escolha do acessório de proteção e a percepção do risco envolvido em cada ambiente deve ser algo individual.

Como fazer uma boa máscara dupla?

diagrama mostrando o uso de máscaras duplas

Máscaras do modelo N95 em junção com máscaras cirúrgicas oferecem maior grau de proteção Imagem: Ganshi/ Marr

A função da máscara é filtrar o ar e fazer com que as pessoas tenham contato com menos partículas do Sars-Cov-2. Uma máscara dupla faz uma filtragem mais eficiente do ar, o que é bastante útil com cepas mais infecciosas circulando.

Segundo a Dra. Gandhi, é aconselhável unir dois tipos diferentes de máscaras, uma normal, de tecido, por cima de uma máscara cirúrgica descartável para um nível médio de proteção, o que é recomendado para ambientes com maior ventilação, como shoppings, supermercados e ambientes ao ar livre.

Para ambientes fechados e com pouca ou nenhuma ventilação, a recomendação da infectologista é o uso de uma máscara do modelo N95 por cima de uma máscara cirúrgica. De acordo com Gandhi, além de aumentar o poder de filtragem do ar, a estratégia também ajuda as máscaras a se moldarem melhor ao rosto das pessoas.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/02/02/coronavirus/situacoes-em-que-e-recomendado-o-uso-de-mascaras-duplas/