Apple lança extensão do Chrome que permite o acesso a senhas no iCloud

A Apple lançou uma extensão para o Chrome que permite que as senhas armazenadas no iCloud sejam acessadas no navegador do Google, tanto em PCs rodando Windows quanto em Macs.

A extensão do Chrome, chamada “iCloud Passwords” (Palavras-passe em iCloud, em português) funciona nos dois sentidos, e também permite que senhas geradas pelo Chrome sejam acessadas em dispositivos Apple.

Na semana passada a Apple já havia lançado uma versão do app do iCloud para Windows 10 que é compatível com a nova extensão. Com ele, os usuários podem acessar as fotos, vídeos, e-mail, agendas, arquivos e outras informações do iCloud em PCs, e manter estas informações sincronizadas entre vários aparelhos.

A Palavras-passe em iCloud é gratuita, e está disponível na Chrome Web Store.

imagem da extensão do chrome que permite acesso a senhas no iCloud

Extensão permite que PCs com o Chrome acessem senhas armazenadas no iCloud. Imagem: Apple / Reprodução

iCloud: seguro, mas nem tanto…

A Apple se posiciona constantemente como a empresa que mais preza pela privacidade de seus usuários, mas algumas decisões vão contra este discurso. Segundo um artigo publicado pela agência de notícias Reuters em janeiro de 2020, a Apple suspendeu planos para criptografar completamente os backups dos dados de seus usuários armazenados no iCloud após pedidos do FBI.

Os backups são criptografados, mas há duas cópias da chave. Uma fica com o usuário e a outra com a Apple. A empresa defende esta estratégia dizendo ser necessária para que os usuários possam recuperar o acesso às suas contas e dados caso esqueçam a senha. De acordo com o CEO Tim Cook: “fazemos isto porque as pessoas perdem, ou esquecem, a chave e esperam que possamos ajudá-las a recuperar seus dados.

Mas isso também permite que a Apple decodifique os dados dos usuários e os entregue ao FBI ou agências do governo quando isso é legalmente exigido. Em 2018 a empresa planejava fechar essa “porta”, aplicando o mesmo método de criptografia de ponta-a-ponta com chave única, usado nos iPhones, mas teria sido convencida a abandonar os planos, pois a mudança iria “prejudicar as investigações”, segundo fontes citadas pela Reuters.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/02/01/noticias/apple-lanca-extensao-do-chrome-que-permite-o-acesso-a-senhas-no-icloud/

Deixe seu comentário