Painel solar transparente poderá ser integrado a celulares

Painéis solares são cada vez mais populares quando o assunto é energia sustentável. A geração de eletricidade limpa, bem como a praticidade com que o sistema funciona, faz com que o equipamento seja procurado para ser instalado em casas, edifícios, empreendimentos, etc.

Pensando nisso e na necessidade de otimizar ainda mais este tipo de gerador, cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um painel solar transparente que poderá ser acoplado a celulares, entre outros objetos móveis.

Os pesquisadores da Incheon National University investiram em dióxido de titânio (TiO2) e óxido de níquel (NiO) para a criação. A combinação dos dois elementos proporciona um método semicondutor eficiente e “amigo” do meio ambiente. Além disso, o NiO possui alta transparência óptica, o que resulta em um material inovador.

Resumidamente, o Journal of Power Sources, onde a pesquisa foi publicada, explica que a Célula Fotovoltaica Transparente tem o objetivo de absorver luz visível e invisível, como a luz ultravioleta, e gerar eletricidade a partir desta ideia. Apesar desta Célula não ser uma descoberta recente, é a primeira vez que pesquisadores a unem a painéis de energia solar.

Os testes com o método foram realizados por meio da geração de energia para operar um pequeno ventilador.

Teste do painel solar transparente foi feito por meio da geração de energia para um ventilador. Créditos: Journal of Power Sources/Divulgação

Benefícios do painel solar transparente

Se o novo painel solar transparente puder ser utilizado em larga escala, será possível instalá-lo em vários locais.  “Esperamos estender o uso de nosso design TPV a todos os tipos de materiais, desde edifícios de vidro a dispositivos móveis como carros elétricos, smartphones e sensores”, destaca o professor Joondong Kim, líder do estudo.

A energia solar também pode ser extremamente econômica. A instalação de painéis deste tipo em residências ao redor do mundo pode ilustrar este aspecto. Da mesma forma, o método ainda pode gerar eletricidade, mesmo com pouca exposição à luz, como em dias nublados ou chuvosos.

Os estudos continuam para desenvolver os painéis transparentes também com outros materiais como, por exemplo, semicondutores 2D, nanocristais de óxidos de metal e semicondutores de sulfeto.

“Nossa pesquisa é essencial para um futuro verde sustentável – especialmente para conectar o sistema de energia limpa com nenhuma ou mínima pegada de carbono”, finaliza Kim.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/01/07/noticias/painel-solar-transparente-podera-ser-integrado-a-celulares/