Juliano Moreira: primeiro Doodle do Google em 2021 é dedicado ao psiquiatra brasileiro

O primeiro Doodle do Google em 2021 é dedicado ao brasileiro Juliano Moreira e celebra os 149 anos de nascimento do psiquiatra, cientista e professor. Moreira é considerado por muitos como o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil, além de ser o primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no ensino da medicina.

O médico foi pioneiro no tratamento de pessoas com doenças que acometem o sistema nervoso, além de travar uma batalha incansável contra a falsa associação de problemas mentais com a cor da pele.

imagem do doodle de Juliano Moreira, o primeiro do google em 2021

Juliano Moreira foi pioneiro em introduzir tratamentos mais humanos para pacientes com doenças mentais. Imagem: Google/Reprodução

O psiquiatra Moreira nasceu em Salvador no dia 6 de janeiro de 1872. Graças à sua inteligência fora do comum, foi matriculado na Escola de Medicina da Bahia com apenas 13 anos e conseguiu seu diploma quando ainda era jovem. Em 1896, a Universidade da Bahia convidou o formando para dar aulas de psiquiatria.

Para expandir seu conhecimento, Juliano Moreira viajou o mundo e estudou em outros países em busca de novos tratamentos. Em 1903, o professor foi convidado para comandar o hospital nacional do Rio de Janeiro, voltado especialmente para pacientes acometidos por doenças mentais.

Moreira esteve à frente do hospital nacional por quase 30 anos e ficou conhecido por implementar reformas e tratar seus pacientes de forma mais humana e calcada em conhecimento científico. Ainda em 1903, Juliano Moreira foi coautor de uma lei que buscava melhorarias nas condições de tratamento para os pacientes no Brasil.

Entre inúmeros outros brasileiros homenageados no Doodle do Google estão o músico Tom Jobim, o escritor Monteiro Lobato, a artista plástica Tarsila do Amaral, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, o jogador Leônidas da Silva e o arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/01/06/noticias/juliano-moreira-primeiro-doodle-do-google-em-2021-e-dedicado-ao-psiquiatra-brasileiro/