Covid-19: EUA estão próximos de ter vacina para animais domésticos

As empresas de biotecnologia EvviVax e Applied DNA Sciences estão desenvolvendo uma vacina contra a Covid-19 de duas doses para gatos e outros animais domésticos.

Baseado no mesmo princípio da vacina humana, o imunizante veterinário começou a ser criado no início do ano passado. O próximo passo são os testes clínicos que devem ser feitos ainda este mês na cidade de Nova York.

Os testes devem durar até seis meses e as empresas esperam conseguir a aprovação do Departamento de Agricultura dos EUA até julho para a criação da vacina contra a Covid-19 em animais.

Seringa e ampola de vacina

Animais domésticos podem receber as primeiras doses da vacina até o fim deste ano. Foto: Numstocker/Shutterstock

Vale ressaltar que nos Estados Unidos, 54 gatos foram diagnosticados com a Covid-19. Felizmente, todos com sintomas leves, como espirros e coriza. Além de proteger os felinos contra o coronavírus, a meta é prevenir que o vírus sofra uma nova mutação capaz de reinfectar os humanos.

De acordo com James Hayward, CEO da Applied DNA Sciences, apesar dos gatos infectados não representarem riscos, é preciso ter cautela. “Não penso que ter um reservatório do mesmo vírus que infectou e devastou humanos em um gato doméstico seja uma boa ideia”. Segundo o executivo, ao proteger os gatos, também estamos protegendo a humanidade.

Vacina contra covid-19 em animais

Se a vacina for aprovada, a expectativa é que a imunização dos pets comece entre setembro e dezembro deste ano. Diferente das vacinas comuns, o imunizante será aplicado nos felinos por meio de um método chamado eletroporação. Com uma ferramenta especial, um pequeno pulso elétrico facilita que a vacina entre em contato com as células do animal.

Além dos gatos, a vacina também poderá ser utilizada em diversas espécies de animais domésticos, como coelhos, cachorros, furão-doméstico, e em felinos maiores, como leões e tigres.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/01/07/noticias/covid-19-eua-estao-proximos-de-ter-vacina-para-animais-domesticos/