Vacinação em São Paulo: dois milhões de doses da CoronaVac chegam ao estado

Na manhã desta sexta-feira (18), dois milhões de doses da CoronaVac, produzidas pelo laboratório Sinovac, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Esse é o terceiro carregamento vindo da China com doses prontas ou insumos para produção das vacinas pelo Instituto Butantan.

Com esse novo carregamento, o estado de São Paulo tem a possibilidade de oferecer 3,12 milhões de doses do imunizante para a população. No entanto, antes que isso aconteça, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve autorizar seu uso.

Atualmente, o imunizante encontra-se na fase 3 de testes aqui no Brasil. Essa é a última etapa antes que uma solicitação de registro seja enviada às autoridades regulatórias. Mas, para que isso seja possível, os resultados dos testes de eficácia devem ser divulgados – algo que deve ocorrer na próxima semana.

Para acompanhar a chegada das doses, o governador de São Paulo, João Doria, se reuniu com Dimas Covas, diretor do Butantan, e Jean Gorintcheyn, secretário estadual de Saúde.

Em um vídeo divulgado pelo governo, Doria comemora a entrega do imunizante e comenta que esse é o maior lote de vacinas que já chegou ao Brasil. “As vacinas estão chegando, a vacina do Butantan para ajudar e salvar milhões de brasileiros”, comenta.

Autorização para uso emergencial da vacina CoronaVac

Caso autorização seja concedida, vacinação pode começar em janeiro. Foto: Rana Mudassar/Shutterstock

A partir da próxima semana, o governo paulista afirma que entrará com um pedido para aplicação emergencial da vacina. A ideia é solicitar liberação simultânea para a Anvisa e para a agência sanitária chinesa.

De acordo com Dimas Covas, o objetivo é tentar conseguir autorização para iniciar a vacinação já em janeiro. “Se fizermos isso na semana que vem [solicitação], como está programado, no dia 23, isso significa que na primeira semana de janeiro poderemos ter uma manifestação da Anvisa. Ou seja, a partir de janeiro, é possível que tenhamos autorização para uso da vacina. A partir do dia 15, portanto, teremos, nesse cronograma 9 milhões de doses para serem usadas nos brasileiros”.

Apesar de ter divulgado na última segunda-feira (14) que adiou a divulgação dos resultados de eficácia da fase 3 de testes, o Instituto Butantan afirma que, assim como o governo de SP, vai solicitar autorização para o uso emergencial.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2020/12/18/coronavirus/vacinacao-em-sao-paulo-dois-milhoes-de-doses-da-coronavac-chegam-ao-estado/