SNK vai lançar novo console em 2021

A SNK vai lançar um novo console em 2021, segundo afirmou a própria empresa em suas contas japonesa e global no Twitter. A publicação na rede social fala em “conectar as necessidades dos fãs apaixonados e entusiastas dos consoles de mesa”.

É a primeira vez que a SNK retoma conversas de lançar um novo console desde 2019, quando disse, em uma conferência com investidores, que os planos para um “Neo Geo 2” e um “Neo Geo 3” estavam encaminhados. Ambas as máquinas seriam sucessoras, ao mesmo tempo, do Neo Geo original e do Neo Geo Mini, que fez amplo sucesso em 2018.

A SNK, por outro lado, não divulgou mais detalhes. A imagem atrelada ao tuíte traz a frase “Who is the best player?” (“Quem é o melhor jogador”, na tradução do inglês), levando alguns respondentes da postagem a falar de algo relacionado aos eSports. Mas, neste momento, tudo não passa de especulação.

Dona de grandes franquias

A SNK é amplamente conhecida – especificamente pelos fãs de jogos de luta como “The King of Fighters”, “Art of Fighting”, “Samurai Shodown” e similares – como a criadora do console Neo Geo. Junto do NES, Super NES e Mega Drive (Sega Genesis), o aparelho tornou-se um sinônimo da capacidade de engenharia japonesa, mas teve sua produção paralisada em 2001, após o fechamento da SNK devido a dificuldades financeiras.

Antevendo o fim da companhia, Eikichi Kawasaki, o fundador da SNK, criou a Playmore Corporation no mesmo ano, adquirindo todas as propriedades intelectuais da SNK. Em 2003, ele renomeou a empresa para SNK Playmore, apenas para abandonar o “Playmore” em 2016, revertendo ao seu antigo nome.

SNK vai lançar novo console: o Neo Geo Mini (esq.) foi uma releitura do Neo Geo original (dir.), ambos lançados pela empresa

O Neo Geo Mini (esq.) foi uma releitura do Neo Geo original (dir.), ambos lançados pela SNK, que promete um novo hardware em 2021. Imagem: SNK/Divulgação

Um retorno da SNK ao setor de fabricação de hardware para jogos certamente é algo inesperado, e até que ela nos forneça maiores informações, não temos como afirmar que tipo de nicho a empresa planeja abordar com essa novidade.

Em 2018, uma versão reduzida do Neo Geo foi lançada, em formato de arcade, para aproveitar a alta de consoles retrô. A Sony lançou o PlayStation Classic em 2018 e a Nintendo trouxe o NES Classic e o Super NES Classic, respectivamente, em 2016 e 2017.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2020/12/15/games-e-consoles/snk-vai-lancar-um-novo-console-em-2021/