Como resolver problemas com aplicativos no Windows 10

Mesmo com as atualizações constantes liberadas pela Microsoft, alguns aplicativos que rodam no Windows 10 continuam suscetíveis a erros que podem acabar atrapalhando a experiência dos usuários do sistema.

De maneira geral, um aplicativo com bugs pode simplesmente travar ou até fechar sem qualquer aviso prévio. Para contornar problemas como esse, o Windows 10 possui uma ferramenta nativa que pode ajudar.

Como funciona?

Antes de prosseguir, vale ressaltar que as dicas descritas abaixo só funcionam com aplicativos nativos do sistema ou baixados diretamente da Microsoft Store.

Se este é o seu caso, saiba como proceder seguindo os passos abaixo:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo problemático;
  2. Em seguida, direcione a seta do mouse até ‘Mais’ para ter acesso a um novo menu;
  3. Por fim, clique em ‘Configurações do aplicativo’ para seguir adiante.

Na janela de configurações, o usuário terá acesso a uma série de informações relacionadas ao aplicativo selecionado anteriormente. Logo no início, por exemplo, é possível visualizar dados como a versão instalada na sua máquina em ‘Versão’ e nome do desenvolvedor em ‘Fornecedor’.

No caso do exemplo abaixo, o player Groove Música, desenvolvido pela própria Microsoft, está rodando atualmente a versão 10.20092.10311.0.

Logo abaixo das informações principais do app, também aparecem algumas opções extras como: ‘Terminar’, ‘Redefinir’ e ‘Desinstalar’. Cada uma dessas ferramentas pode ser utilizada para resolução de problemas com aplicativos.

Em ‘Terminar’, todos os processos relacionados ao app com problemas são fechados imediatamente pelo Windows. Já ‘Desinstalar’, como o nome já diz, simplesmente remove por completo um app com bugs.

No entanto, vamos tratar apenas da redefinição de apps. De maneira geral, essa opção funciona de maneira menos drástica, e já pode ser o suficiente para corrigir erros mais simples.

Redefinir aplicativos no Windows 10

O recurso ‘Redefinir’, deleta dados de cache salvos por um determinado aplicativo além de restaurar o software para seu estado original. Dessa maneira, essa funcionalidade presente no Windows consegue resolver problemas que podem estar relacionados, por exemplo, com atualizações mal sucedidas ou até dados de versões anteriores de um determinado app ainda salvos no sistema. Vale ressaltar que ao seguir adiante, todos os dados salvos dentro do app serão perdidos depois da restauração.

Para continuar, clique em ‘Restaurar’, e confirme a solicitação clicando novamente em ‘Restaurar’ na janela de notificação que surge na tela. Depois de alguns segundos, o app em questão será redefinido para suas configurações originais.

Esse procedimento relativamente simples pode ser feito sempre que o usuário notar algum comportamento anormal em algum aplicativo do Windows 10. Dessa maneira, fica um pouco mais fácil manter o sistema funcionando de forma satisfatória.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2020/12/11/dicas-e-tutoriais/windows-10-como-resolver-problemas-com-aplicativos-no-sistema-da-microsoft/

Deixe seu comentário