Valve lança Steam Playtest para facilitar teste beta dos jogos

A Valve lançou na o Steam Playtest, ferramenta para que os desenvolvedores possam convidar usuários comuns a se tornarem beta testers, além proporcionar o controle de acesso aos seus jogos diretamente através da sua página na loja Steam. Isso permite que os desenvolvedores vejam facilmente quantas pessoas estão interessadas em testar um título, para que possam distribuir o jogo e desativá-lo quando um teste terminar.

De acordo com a Valve, a medida não se destina a substituir o teste beta de acesso antecipado e pode até ser usado em conjunto. Entretanto, ao contrário do acesso antecipado, esse recurso é gratuito para desenvolvedores e clientes, mas não oferece suporte a vendas.

Pixabay/Reprodução

Novo recurso não inclui análises de progresso em relação às conquistas do jogador. Imagem: Pixabay/Reprodução

Por muitos anos, o Steam serviu como uma loja de jogos digitais no PC, mas o gerenciamento de grupos de teste, versões de demonstração e análises geralmente dependem de um sistema de demos e distribuição de chaves. Infelizmente, isso pode criar oportunidade para golpistas e pessoas mal-intencionadas, além de afetar o trabalho de muitos desenvolvedores.

Enquanto isso, outras plataformas, como aquelas focadas em dispositivos móveis, têm suítes de teste ou acesso beta integrado ao sistema de distribuição.

Novo recurso ainda está em beta

As próprias ferramentas Playtest estão em fase beta inicial desde julho. Como oservou Pavel Djundik, criador do SteamDB, o código para Playtest existe desde 2015, embora esteja apenas agora sendo lançado.

A Valve enfrenta a concorrência no PC da Epic Game Store, o que pode fornecer algum incentivo adicional para finalizar os recursos que os fabricantes de jogos e os jogadores têm pedido. No ano passado, a Valve finalmente renovou o formato da sua biblioteca de jogos e agora está focada nos recursos de testes.

Os desenvolvedores já podem se inscrever para experimentar o recurso no Steam, assim como os jogadores que desejam ver como tudo funciona. O título “Total War: Elysium”, distribuído pela Sega, já conta com esse recurso e é indicado para quem gosta de jogos de estratégia e cartas.

Entretanto, o Playtest não inclui recursos como análises, progresso em relação às conquistas ou tempo jogado de acordo com a política de reembolso da Steam.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/valve-lanca-steam-playtest-para-facilitar-testes-beta-dos-jogos/109824

Deixe seu comentário