Rover Curiosity manda nova selfie feita em Marte

Quem nunca faz uma selfie ao visitar um lugar novo? O rover Curiosity fez isso ao chegar no seu novo local de missão, de onde vai recolher amostras do solo de Marte. A imagem é composta por 59 fotos feitas em 25 de outubro e divulgadas agora pela Nasa.

O veículo já viajou 154 quilômetros desde quando pousou na cratera Gale, há oito anos. Seu novo destino foi batizado de “Mary Anning”, em homenagem a uma paleontóloga inglesa do século 19 cuja descoberta de fósseis de répteis marinhos foi ignorada por gerações por causa de seu gênero e classe social.

A missão já levou o rover a escalar o Monte Sharp em busca indícios de vida no Planeta Vermelho. Antes de Mary Anning, Curiosity explorou Glen Torridon, uma região que provavelmente abrigou lagos e riachos bilhões de anos atrás. “Os cientistas suspeitam que é por isso que uma alta concentração de minerais de argila e moléculas orgânicas foi descoberta lá”, explica a Nasa.

Nasa/JPL-Caltech/MSSS

Os três furos criados pelo rover Curiosity na região de Mary Anning, em Marte. Imagem: Nasa/JPL-Caltech/MSSS

O rover vai passar as próximas semanas colhendo e analisando amostras do solo em busca de moléculas orgânicas (ou baseadas em carbono) nas rochas. Nesse tempo, cientistas e engenheiros que comandaram o Curiosity de suas casas – como medida de segurança durante a pandemia – instruíram o rover a continuar sua subida do Monte Sharp.

O próximo alvo é uma camada de rocha carregada de sulfato que fica no alto da montanha, a 5,5 quilômetros de distância. Rochas pontiagudas detectadas por meio de observações orbitais se mostraram ricas em sulfatos – que podem ter sido depositados em condições diferentes  das argilas encontrada em Mary Anning. A equipe Curiosity pretende atingir a camada de sulfato no início do próximo ano.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/rover-curiosity-manda-nova-selfie-feita-em-marte/110247

Deixe seu comentário