Pesquisadores descobrem como guiar raios

Uma equipe internacional de cientistas, liderada pelo professor Andrey Miroshnichenko da Universidade de Nova Gales do Sul em Camberra, na Austrália, descobriu como usar um raio laser para guiar descargas elétricas (raios) de uma nuvem.

A equipe, que também inclui pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália (ANU), Texas A&M University no Qatar e Universidade da California em Los Angeles, usou um “laser oco”, como um cano feito de luz, para aquecer micro-particulas no ar e levá-las a um ponto específico da nuvem, estimulando uma descarga. Além disso, conseguiram fazer com que as descargas atingissem um alvo pré-determinado.

Resultados similares foram obtidos no passado usando lasers de alta potência, o que tornava o processo caro e perigoso. Mas segundo Miroshnichenko, “descobrimos que para direcionar partículas você não precisa de lasers de grande intensidade, mesmo um dispositivo de baixa intensidade como um laser pointer já é suficiente.

A tecnologia, que ainda não foi testada fora dos laboratórios, pode ser usada para controlar os raios secos, que não são associados a chuvas, que foram responsáveis por causar incêndios florestais de larga escala na Austrália e no oeste dos EUA neste ano.

“Podemos imaginar um futuro onde esta tecnologia poderá induzir uma descarga elétrica de nuvens passantes, ajudando a direcioná-la a alvos seguros e reduzindo o risco de incêndios catastróficos”, diz o pesquisador Vladlen Shvedov, da Escola de Física no Departamento de Pesquisa da ANU.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/pesquisadores-descobrem-como-guiar-raios/110197