Confira quanto tempo durará seu armazenamento no Google Fotos

O Google anunciou nesta semana que acabará com o programa de backup ilimitado do Google Fotos em junho de 2021. Dessa forma, os backups armazenados, seja na qualidade original ou não, serão deduzidos do espaço de armazenamento compartilhado – dos 15 GB gratuitos ou de algum plano de armazenamento do Google One. Mas você sabe quanto espaço ainda tem disponível?

O Google prometeu novas ferramentas para ajudar a gerenciar o armazenamento antes desse prazo, embora algumas perguntas, como quanto espaço sua biblioteca do Google Fotos ocupa hoje, permaneçam no ar. A primeira ferramenta já está pronta e é bastante simples.

Reprodução

Armazenamento compartilhado do Google Fotos não terá mais backup ilimitado. Imagem: Google

Quanto tempo durará seu armazenamento no Google?

Na mesma página onde explicou resumidamente a mudança de política, a estimativa de quanto tempo seu plano de armazenamento atual vai aguentar já estava incluída, mas sem grandes detalhes e sem esclarecer como foram feitos os cálculos.

Os mesmos dados estão disponíveis em uma outra página, específica para isso, que mostra um gráfico de uso atual do armazenamento, separando o espaço usado pelo Gmail, Google Fotos e Google Drive. O mais importante está no texto mostrado acima do gráfico, indicando quanto tempo de armazenamento você ainda tem se mantiver o ritmo de uso.

Apesar disso, os dados são um pouco confusos, principalmente quando comparados com o gráfico. Isso acontece porque atualmente, e até o dia 1º de junho do próximo ano, as fotos salvas em alta qualidade não contam no armazenamento. Felizmente, o líder de produto do Google Fotos esclareceu em seu Twitter como o cálculo é feito.

Basicamente, ele baseia-se na cota que você tem hoje e no histórico de backup de fotos em alta qualidade no Google Fotos. Ou seja, a ferramenta considera quanto espaço ocupam as fotos e vídeos que você normalmente carrega para backup e calcula quanto tempo o espaço disponível no armazenamento compartilhado aguenta se você continuar no mesmo ritmo de backups. Se você tiver somente 1 GB, por exemplo, e carregar 100 MB por dia, seu armazenamento acabará em dez dias.

Isso não quer dizer que quando esse período passar você deva começar a pagar, mas é um cálculo de quanto tempo levaria para esgotar seu espaço de armazenamento. Vale lembrar que o Google só contará as novas fotos enviadas a partir de 1º de junho de 2021, ou seja, tudo que já estava lá antes (desde que em alta qualidade) não será contado. Não há alterações na qualidade original, visto que essa sempre foi descontada do espaço de armazenamento.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/confira-quanto-tempo-durara-seu-armazenamento-no-google-fotos/110200