Cientistas regeneram células do nervo óptico de camundongo

Os cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriram uma nova maneira de regenerar células do nervo óptico danificadas retiradas de camundongos e cultivadas em uma placa de Petri. A pesquisa, publicada na Scientific Reports, mostra que este desenvolvimento pode levar a potenciais tratamentos para doenças oculares no futuro.

Danos às células nervosas crescidas causam consequências irreversíveis e que alteram a vida, porque uma vez que as fibras nervosas amadurecem, elas perdem sua capacidade de regenerar após lesão ou doença.

Os novos experimentos mostram como a ativação de parte do mecanismo regenerativo de uma célula nervosa, uma proteína conhecida como protrudina, pode estimular os nervos do olho a crescerem novamente após a lesão.

Com mais pesquisas, a conquista é um passo em direção a futuros tratamentos para glaucoma, um grupo de doenças oculares que causam perda de visão ao danificar o nervo óptico (que liga o olho ao cérebro).

“O que vimos é a regeneração mais forte de qualquer técnica que usamos antes. No passado, parecia impossível sermos capazes de regenerar o nervo óptico, mas esta pesquisa mostra o potencial da terapia genética para fazer isso”, disse o oftalmologista Keith Martin, da Universidade de Melbourne.

Pesquisa está nos estágios iniciais

Tentativas semelhantes de restaurar a visão em camundongos e alguns resultados promissores já foram vistos antes. Em 2016, os cientistas conseguiram regenerar uma pequena fração das células ganglionares da retina em camundongos adultos ativando um botão de crescimento dormente. Além disso, mostraram essas novas células nervosas na parte de trás do olho reconectadas à parte direita do cérebro.

Em 2012, outro estudo restaurou parcialmente a visão simples de ratos adultos após regenerar os nervos ao longo de todo o comprimento da via óptica.

A pesquisa atual ainda está em seus estágios iniciais e se concentrou em compreender precisamente como a protrudina, uma molécula de estrutura presente nos neurônios em formação, funciona para apoiar o crescimento celular.

É sempre bom ter algumas opções, porque não há garantia de que resultados promissores em estudos com ratos se traduzam em tratamentos seguros e eficazes para as pessoas.

Nesse estudo, os cientistas estimularam as células nervosas do olho a produzirem mais protrudina, para ver se isso ajudaria a proteger as células de danos e até mesmo a reparar após lesões.

Primeiro, em células nervosas ópticas cultivadas em um prato, os pesquisadores mostraram que o aumento da produção de protrudina estimulou a regeneração de células nervosas que haviam sido cortadas por um laser. Seus axônios delgados se regeneraram em distâncias mais longas e em menos tempo do que as células não tratadas.

Petrova et al/Reprodução

Setas vermelhas em 0 h após a lesão mostram o ponto da lesão; setas brancas traçam o caminho de um axônio em regeneração. Imagem: Petrova et al/Reprodução

Em seguida, camundongos adultos receberam terapia genética – uma injeção direta no olho – contendo instruções para que as células nervosas aumentassem a produção de protrudina. Por mais doloroso que pareça, esse procedimento pode realmente ser feito com segurança em pessoas (a injeção, isto é, ainda não a terapia genética).

Algumas semanas e uma lesão no nervo óptico depois, esses ratos tinham mais células nervosas sobreviventes em suas retinas do que o grupo de controle.

Próximos passos

Em um experimento final, os cientistas usaram retinas inteiras de camundongos removidos duas semanas depois de dar a eles um reforço de protrudina, para ver se esse tratamento poderia prevenir a morte de células nervosas.

Os pesquisadores descobriram, três dias depois, que estimular a produção de protrudina foi quase totalmente neuroprotetor, com essas retinas não exibindo nenhuma perda de neurônios [retinais]. Normalmente, cerca de metade dos neurônios da retina removidos dessa forma morrem em alguns dias.

Pikrepo/Reprodução

Pesquisa também pode encontrar forma de regenerar espinhal dorsal. Imagem: Pikrepo/Reprodução

“Nossa estratégia se baseia no uso de terapia gênica – uma abordagem já em uso clínico – para entregar protrudina no olho. É possível que nosso tratamento possa ser desenvolvido como uma forma de proteger os neurônios da retina da morte, bem como estimular o crescimento de seus axônios”, disse Veselina Petrova, estudante de neurociência da Universidade de Cambridge.

No entanto, é importante notar que estamos muito longe de restaurar a visão em uma pessoa. Assim, uma das próximas etapas será verificar se a protrudina tem o mesmo efeito protetor em células retinais humanas em cultura.

Os cientistas que publicam este trabalho também planejam estudar se a mesma técnica poderia ser usada para reparar neurônios danificados após lesão da medula espinhal.

“Os tratamentos identificados dessa forma costumam ser promissores na medula espinhal lesada. É possível que a protrudina aumentada ou ativada possa ser usada para impulsionar a regeneração da medula espinhal lesada”, comentou Petrova.

Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/cientistas-regeneram-celulas-do-nervo-optico-de-camundongo/109886