Soundtrap, do Spotify, lança app de gravação colaborativa de músicas

A Soundtrap, empresa de software de edição para músicas e podcasts do Spotify, lançou nesta terça-feira (6) um novo serviço que permite criadores colaborarem remotamente na composição de uma música.

A ferramenta, batizada de Soundtrap Capture, oferece recursos para usuários gravarem trilhas e compartilharem ideias e conteúdos em tempo real com outras pessoas envolvidas no projeto. A novidade foi liberada globalmente para celulares e desktops com sistema iOS.

De acordo com a empresa, o app busca ajudar artistas na primeira etapa do processo de criação musical: o conceito. O programa conta com recursos para a sobreposição de gravações. É possível combinar o áudio de instrumentos e vocais para testar diferentes ideias de composição.

Reprodução

(Soundtrap Capture permite convidar colaboradores para ajudar no seu projeto de música. Imagem: Divulgação.)

Embora seja possível regular o volume de cada trilha, o aplicativo não oferece ferramentas para ajustar outras propriedades de áudio. O Soundtrap Capture facilita o trabalho colaborativo, ao permitir que usuários apresentem ideias, gravem áudios e façam sobreposições em tempo real.

A empresa ressalta que a proposta consiste em simplificar um processo, que em outros casos a envolve a comunicação por mensagens de áudio ou texto em aplicativos de bate-papo.

Como aponta o Tech Crunch, na versão para smartphones, a interface do app é basicamente constituída pelo botão de gravação e um gerenciador de trilhas inseridas no projeto. Além disso, o serviço oferece armazenamento em nuvem e garante a sincronização e o backup de projetos nos sistemas da plataforma.

Reprodução

(Proposta do Soundtrap Capture é simplificar o processos criativos iniciais. Imagem: Divulgação)

“Este novo aplicativo visa capturar a criatividade quando e onde ela aparecer. Seja andando na rua, sentado em um café ou tocando no estúdio – o aplicativo Soundtrap Capture permite que os artistas colaborem e criem na hora”, afirmou Per Emanuelsson, diretor da Soundtrap do Spotify, em comunicado.

A Soundtrap ainda promete uma integração entre o Capture e o Soundtrap Studio, que oferece ferramentas de edição de músicas mais avançadas. A ideia é que artistas possam iniciar seus projetos na primeira plataforma e, após a consolidação do conceito da música, migrarem as criações para o Studio para dar continuidade ao desenvolvimento da faixa.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/soundtrap-do-spotify-lanca-app-de-gravacao-colaborativa-de-musicas/108271