Los Angeles recebe seu primeiro robô bombeiro

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles (LAFD, Los Angeles Fire Department), nos EUA, “contratou” recentemente o primeiro robô bombeiro no país. Batizado de Thermite RS3, ele se parece com um pequeno tanque de guerra, que é controlado remotamente por um operador.

Fabricado pela Textron: Howe & Howe Technologies e equipado com um motor de 36 HP, o robô pode funcionar por até 20 horas sem reabastecimento. Sua esteiras permitem que ele se mova a até 12 km por hora e suba ladeiras com inclinação de até 50 graus.

A pá na frente pode ser usada para abrir caminho, e um bocal integrado permite lançar mais de 9.400 litros de água ou espuma por minuto. Segundo o LAFD o robô não pode ser usado em todos os tipos de incêndios, mas irá ajudar no combate às chamas em grandes incêndios comerciais, em estruturas de madeira em construção, em caminhões de combustível, em depósitos de automóveis e na defesa de estruturas em incêndios florestais.

Reprodução

(O Thermite RS3 em operação)

O RS3 entrou em operação antes mesmo de ser apresentado ao público, na última terça-feira (13). Na manhã daquele dia ele se juntou a 130 bombeiros no combate a um incêndio que destruiu dois edifícios no Fashion District, no centro de Los Angeles. Durante a operação, ele auxiliou na limpeza dos destroços.

O robô custa a bagatela de US$ 272 mil (R$ 1,5 milhão), e pôde ser adquirido graças a uma “generosa doação” ao LAFD. Ele ficará baseado na Fire Station 3 no Centro de Los Angeles, como parte da Urban Search and Rescue Task Force (Força Tarefa Urbana de Busca e Resgate).

Fonte: LAFD, com informações do Engadget. Imagens: Gary Apodaca, LAFD Photo, CC-BY-NC-ND 2.0

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/los-angeles-recebe-seu-primeiro-robo-bombeiro/108722

Deixe seu comentário