Google vai identificar músicas com assobios e ganha outras novidades

O Google realizou nesta quinta-feira (15) o seu evento on-line Google Search On, concentrado apenas no buscador. Durante o evento, a empresa anunciou algumas novidades e melhorias nos sistemas e produtos que deverão ser implementadas nas próximas semanas. A empresa ressaltou, na ocasião, a importância da inteligência artificial (AI) nos serviços que oferece.

De acordo com Prabhakar Raghavan, chefe de pesquisa do Google, mais de um bilhão de pessoas usam a busca todos os dias. E, atualmente, 15% das buscas feitas diariamente nunca foram feitas antes. Ou seja: um ambiente que facilmente tem espaço treinar os sistemas de AI. Ele destacou, entretanto, quatro princípios que guiam o buscador:

  • Entender a informação ao redor do mundo

  • Disponibilizar sempre informações de alta qualidade

  • Segurança e privacidade a nível mundial

  • Acesso aberto para todos

O que vem de novidade?

Reprodução

O buscador do Google ganhará novas habilidades para identificar buscas escritas com ortografia incorreta. Imagem: Google/Reprodução

Somente em 2019, o Google disse que realizou mais de 3.600 atualizações no buscador. No entanto, segundo a empresa, uma em cada dez consultas diárias apresentam erros ortográficos. As buscas sugeridas com correções devem receber atualização no final do mês. O recurso será alimentado por uma rede neural de 680 milhões de parâmetros e consegue “decifrar” o que o usuário quer em menos de 3 milissegundos.

Já as buscas muito específicas também receberam melhorias. Agora, a empresa diz que ela vai encontrar informações em trechos individuais das páginas, comentários e afins, colocando-os no contexto da pesquisa. A expectativa é de que a tecnologia melhore as consultas em 7% ao redor do mundo.

Outra novidade interessante permitirá que usuários assobiem para o Google Assistente ao perguntar “que música é essa?”, e então ele tentará identificar a música. A empresa mostrou que o recurso funcionará também com sons emitidos pela boca que são próximos da melodia de uma música. É, literalmente, preciso apenas cantarolar. Isso é algo que pode ajudar, por exemplo, quem não fala o idioma de uma música que está na cabeça, mas quer descobrir seu o nome.

Reprodução

O Google conseguirá, a partir de alguns sons, identificar melodias de uma forma “quase impossível”. Imagem: Google/Reprodução

Entre outros, o Google também terá como novidade nos próximos meses:

  • Visualização de automóveis em realidade aumentada

  • Google Lens poderá ler e digitalizar fórmulas matemáticas, química, biologia e física

  • Encontrará momentos específicos que sejam pesquisados dentro de vídeos

  • Mostrará gráficos com dados baseados no Data Commons

  • Poderá buscar por roupas e outros produtos a partir de fotografias

  • Realidade aumentada no Maps mostrará informações sobre horários e lotação em estabelecimentos

Segurança e privacidade

Entre outros dados, o Google destacou que mais de 25 bilhões de páginas de spam são detectadas diariamente. “Se cada uma dessas páginas fosse uma página de um livro, isso significaria 25 milhões de cópias da trilogia de ‘Senhor dos Anéis'”, disse Raghavan.

Reprodução

Evento Google Search On 2020 revelou as principais novidades que o Google implementará no buscador nos próximos meses. Imagem: Google/Reprodução

Ele também cita que o Google Safe Browsing é responsável por proteger quatro bilhões de dispositivos ao redor do mundo. Também, que a empresa emite três milhões de avisos de segurança todos os dias para usuários.

O Google vem sendo investigado por suas práticas de negócios em vários governos, e fez questão de destacar no evento que as ferramentas são de código aberto e que a busca é gratuita. “Privacidade é um direito universal”, disse.

A empresa ainda citou, como exemplo, a ferramenta ‘Check-up de privacidade’ disponível para as contas. Neste ano, mais de 291 milhões de pessoas realizaram verificações.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/google-vai-identificar-musicas-com-assobios-e-ganha-outras-novidades/108771

Deixe seu comentário