Google e Facebook se juntam ao projeto Zephyr para futuros produtos

O Google e o Facebook decidiram apoiar o projeto Zephyr, que desenvolve sistemas operacionais em tempo real (RTOS) baseados em Linux – ou seja – em código aberto. As duas gigantes se juntam a outros patrocinadores do trabalho, como a Intel.

A decisão de investir na Zephyr como uma desenvolvedora de software RTOS evidencia uma volta da atenção das duas empresas para o desenvolvimento da internet das coisas (IoT). Trata-se do conceito de aparelhos eletrodomésticos inteligentes: uma ideia explorada no passado, mas que não teve infraestrutura suficiente para se popularizar até agora.

Os sistemas operacionais RTOS não funcionam como os OS que usuários domésticos têm em seus computadores ou smartphones. Estes são extremamente simplificados, e normalmente possuem uma única função específica, que precisam executar de maneira instantânea. É o caso de radares de voo, por exemplo, ou aparelhos hospitalares.

Reprodução

(Desenvolvimento de aparelhos inteligentes é o objetivo final da parceria com a Zephyr. Foto: Travelpixs/Shutterstock)

Em comunicado oficial, a Zephyr anunciou que a parceria visa o desenvolvimento de infraestrutura para produtos digitais no futuro. “Google e Facebook escolheram o Zephyr Real-Time Operating System (RTOS) como uma das principais tecnologias que serão usadas para construir sua próxima geração de infraestrutura e produtos. Eles irão colaborar com outros membros Platinum do The Zephyr Project , um projeto de código aberto na Linux Foundation que constrói um RTOS seguro e flexível para a internet das coisas em dispositivos com espaço limitado.”

Inovações para o futuro da IoT

O momento de investimento no desenvolvimento de tecnologias como o sistema Zephyr pode ter a ver com o entendimento das empresas que o mercado está próximo de absorver mais produtos de IoT. Atualmente, a popularização destes aparelhos inteligentes ocorreu no mercado de televisores e das assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon.

O diretor de engenharia do Chrome OS, Puneet Kumar, não poupou elogios para o sistema em código-aberto. “O Projeto Zephyr construiu uma forte comunidade de especialistas e esperamos trabalhar com todas as organizações participantes para melhorar o estado do RTOS de que nossos produtos dependem.

Já Olof Johnson, diretor de engenharia do Facebook, ressaltou a importância da criação de um sistema de código aberto, seguro e estável para o mercado de tecnologia. “O foco do projeto em estabelecer uma governança neutra, incentivando uma comunidade de desenvolvimento e a atenção à segurança ajudarão a criar um ecossistema de código aberto próspero e sustentável em torno do Zephyr. Estamos entusiasmados por fazer parte disso.”

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/pro/noticia/google-e-facebook-se-juntam-ao-projeto-zephyr-para-futuros-produtos/108268