Blue Origin baterá recorde de reciclagem de foguete

A Blue Origin, empresa aeroespacial de Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, estava esperando pelo momento certo para lançar sua 13ª viagem ao espaço e a hora chegou. Agora, com problemas técnicos solucionados e um céu ensolarado no Texas, Estados Unidos, a Blue Origin está prestes a fazer história ao promover uma missão que testará equipamentos importantes da Nasa.

A missão, que havia sido programa originalmente para o fim de setembro, foi adiada diversas vezes devido a problemas técnicos e climáticos. Depois de algumas semanas de incertezas, a empresa definiu uma nova data e horário para o lançamento: dia 13 de outubro (esta terça-feira) às 10h35 (horário de Brasília).

Reprodução

(Um único foguete New Shepard será utilizado sete vezes. Imagem: Blue Origin/Divulgação)

Intitulada NS-13, a missão utilizará um foguete New Shepard, da Blue Origin, que estará voando pela sétima vez, para levar ao espaço e trazer de volta à Terra uma dúzia de cargas úteis, entre as quais está um sensor de pouso lunar que testará tecnologias para futuras missões lunares como parte do programa Artemis, da Nasa.

Além da importância das cargas úteis envolvidas na missão, a Blue Origin pode bater o recorde de um foguete mais vezes reciclado se tudo ocorrer como o planejado. Atualmente, a marca está nas mãos da SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, que utilizou um único foguete Falcon 9 até seis vezes. No entanto, vale lembrar que o Falcon 9 pertence a uma classe diferente de foguetes, os quais são usados para missões orbitais tecnicamente mais complicadas.

Algumas das outras cargas úteis a bordo desta viagem do New Shepard incluem testes de um novo sistema autônomo para cultivar plantas aquáticas que poderiam complementar a dieta da tripulação e de um novo sistema de resfriamento desenvolvido pela Nasa para a eletrônica de naves espaciais.

O processo é complexo, mas, da decolagem ao pouso suave no mesmo local, deve durar cerca de 12 minutos. Você pode assistir à transmissão ao vivo do lançamento no link do YouTube abaixo.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/blue-origin-batera-recorde-de-reciclagem-de-foguete-nesta-terca-feira/108560

Deixe seu comentário