Amortização do FGTS pode ser feita pelo celular; veja como

Quem é mutuário do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) consegue amortizar o valor das parcelas do seu financiamento ou, até mesmo, reduzir o prazo de crédito por meio do celular. Isso é possível com o uso do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para diminuir o saldo devedor de quem financiou um imóvel, por exemplo.

Caso haja uma quantia suficiente na conta do FGTS o valor do débito poderá ser quitado. A função para realizar esse procedimento está disponível nos aplicativos da CEF (Caixa Econômica Federal) e Habitação Caixa, além de ser encontrado no site do banco.

Se o mutuário preferir outro meio para abater a dívida tem a opção de entrar em contato pelos telefones 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0505 (demais cidades). Entretanto, esse tipo de atendimento só é feito de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h.

Marcelo Camargo / Agência Brasil

(Mutuários podem diminuir valor da dívida referente a financiamento com o FGTS por meio do smartphone. Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

De acordo com o manual do morador elaborado pela Caixa, a amortização da dívida referente ao financiamento habitacional pode ser feita em diferentes ocasiões, mas com um intervalo de dois anos.

Há uma exceção, pois se o imóvel for financiado por um casal, por exemplo, esse período valerá para de forma independente. Ou seja, o titular pode fazer a amortização em um momento e o coobrigado (quem também fazer parte do financiamento) em outro, desde que atenda os requisitos.

Como consultar o FGTS

O FGTS também pode ser utilizado para amortizar financiamentos com SCONS (Sistema de Consórcio) e cooperativas habitacionais, assim como abater valores em programas de habitação de origem governamental.

Marcelo Camargo / Agência Brasil

(Antes de solicitar a amortização, verifique o saldo do FGTS para saber o valor disponível. Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Por isso, saber qual o saldo o disponível é a primeira etapa para começar. Acesse essa informação pelo aplicativo do FGTS ou da Caixa. Ambos estão disponíveis na Play Store e Apple Store, sendo facilmente encontrados.

Além disso, também existe a opção de verificar o valor do FGTS pelo internet banking da Caixa Econômica. Para tal, o processo é um pouco mais complicado. Assim que acessar o site, digite o número CPF (Cadastro de Pessoa Física), o NIS (Número de Inscrição Social) ou o e-mail e senha previamente cadastrados.

Se as informações de login estiverem perdidas, basta solicitar uma nova senha no próprio site. Por outro lado, caso seja o primeiro acesso, um novo cadastro pode ser criado precisando informar o número do título de eleitor.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/pro/noticia/amortizacao-do-fgts-pode-ser-feita-pelo-celular-veja-como/108902