Instagram Direct já é mais usado que Messenger no Brasil

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensagens móveis revelou que pela primeira vez o Instagram Direct ultrapassou o Facebook Messenger em base de usuários brasileiros, tornando-se uma ferramenta mais comum para comunicação do que o mensageiro integrado ao Facebook.

O estudo analisou comportamento de usuários de mensagens móveis, e observou que o uso do Direct, sistema de troca de mensagens do Instagram, ganhou 15 pontos percentuais em um período de um ano em meio, enquanto o mensageiro do Facebook ficou estagnado em sua colocação.

Atualmente, o Instagram está instalado em 81% dos celulares brasileiros, enquanto o Messenger está em 79% dos aparelhos, de acordo com o estudo.

Entre os usuários do Instagram há uma maior presença de mulheres com 85% contra 76% do público masculino. Em relação à faixa etária, jovens de 16 a 29 anos são 86%, e a porcentagem diminui para 81% no público de 30 a 49 anos. Por último com menor presença estão os 68% de usuários de 50 anos ou mais.

O uso de rede social por marcas e empresas também mostra o Instagram à frente do Facebook Messenger e do russo Telegram, mas ainda atrás do WhatsApp. É importante ressaltar que há uma diferença notável entre homens (62%) e mulheres (79%) no segmento, o que mostra uma possível maior adesão de comércio para o público feminino na rede social.

Reprodução

A função preferida dos brasileiros no Instagram é a de stories, contando com 70% dos seus usuários ativos publicando este conteúdo na rede social. O recurso não mantém a popularidade no WhatsApp que conta com apenas 45% dos usuários criando stories, nem no Messenger, que vem um pouco atrás com 41%. A pesquisa também mostra que 23% dos usuários ativos do Instagram fazem transmissões ao vivo pelo aplicativo.

O estudo foi realizado entre sete e 28 de julho com 2,046 brasileiros que contam com smartphone com acesso à internet, o relatório é uma produção da Infobip e a pesquisa completa pode ser encontrada disponível para download gratuitamente neste link.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/base-brasileira-do-instagram-direct-ultrapassa-facebook-messenger/106616