Alemanha quer carros autônomos circulando pelo país até 2022

Uma realidade sem motoristas parece estar ganhando prioridade na Alemanha. De acordo com o jornal The Local, alguns políticos do país se reuniram esta semana para discutir a pauta da regulamentação de carros autônomos. Durante a assembleia, que também contou com a participação da chanceler Angela Merkel, foram estipulados alguns dos planos que serão colocados em prática para automatizar o país inteiro até 2022.

O primeiro passo será a criação de algumas leis. Com isso, a Alemanha deve se tornar o primeiro país a permitir veículos autônomos em operação regular e a desenvolver uma legislação para tal. Em julho, o país seguia elaborando uma carta que permitiria veículos autônomos de nível 4 (capazes de navegar sem o auxílio de um motorista) a transitarem em algumas regiões específicas.

“O quadro planejado deve criar alguns pré-requisitos para permitir a operação padrão de veículos sem motorista em estradas públicas, limitados geograficamente a um ambiente definido”, afirmou o Ministério de Transportes alemão na época.

shutterstock_655226866.jpg

(Caso os planos se concretizem, país será o primeiro do mundo a contar com veículos autônomos trafegando pelas avenidas, dentro da lei. Créditos: Shutterstock)

É importante relembrar que antes do anúncio alemão, o milionário Elon Musk já havia aventado a possibilidade da Tesla, sua companhia, lançar, ainda este ano, carros autônomos de nível 5 (padrão máximo de completa e total autonomia, navegado por inteligência artificial).

Avanços europeus

Parece que a nova missão europeia é de automatizar os seus veículos. Ainda em agosto, o governo do Reino Unido deu um grande passo para a regulamentação de veículos autônomos: foi iniciado um processo de consulta sobre sistemas automatizados de manutenção de faixa de nível 2.

Um consórcio de empresas de mobilidade também preparou uma rede de 300 km de ruas e estradas no país para servirem como campo de testes para veículos autônomos. O projeto foi liderado pela Midlands Future Mobility.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/alemanha-quer-carros-autonomos-circulando-pelo-pais-ate-2022/106823