Robô Dr. Spot ganha função para medir sinais vitais de pacientes com Covid

Vimos os robôs Spot, da Boston Dynamics, sendo testados para atuar em operações com militares nos Estados Unidos, usados pela Polícia Estadual de Massachusetts, e até puxando carroça. Em abril, a empresa anunciou que o robô quadrúpede começaria a atuar na triagem remota de possíveis pacientes com Covid-19. O objetivo sempre foi o de evitar ao máximo o contato físico, mitigando os riscos de contágio pela doença. Agora, para auxiliar nesta tarefa e com ainda mais autonomia, o Spot também poderá medir sinais vitais.

A nova funcionalidade foi desenvolvida em conjunto com os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o que também possibilitou estilizar o nome do robô: Dr. Spot. Para tal, o grupo documentou que foi preciso equipar o robô com sistemas de monitoramento sem contato, o que incluí sinais de rádio e sensores baseados em radar. Os sinais vitais medidos pelo Dr. Spot vão desde frequência respiratória até cardíaca.

Unsplash59353619f8785a82.jpg

(Estratégia permite que médicos e equipe de saúde realizem triagem e análise do quadro do paciente à distância. Créditos: Unsplash/Reprodução)

Além disso, o equipamento possui câmeras infravermelhas que podem identificar febre. Para humanizar o atendimento e levar mais atenção e amor aos pacientes, Spot ganhou um tablet, que permite aos médicos e pacientes falarem entre si por videochamadas. Vale destacar que o Dr. Spot já foi testado com voluntários do Hospital Brigham and Women’s, da Havard Medical School, em Boston.

A próxima etapa que o Dr. Spot deve enfrentar será a implantação de seus serviços com pacientes reais, já que com os voluntários o experimento deu certo.

No documento que descreveu não só sobre os preparativos para equipar o Dr. Spot, mas também sobre suas novas funções, a equipe envolvida no projeto ressaltou que o Dr. Spot deve contribuir para manter médicos e pacientes separados de forma a zelar o alto nível de cuidado, ajudar a conter a transmissão da Covid-19 nos locais em que for adotado, entre outros benefícios.

O robô Spot

Robôs da linha Spot possuem quatro patas e foram projetados para se locomover de forma gentil por áreas que robôs com rodas, por exemplo, não poderiam explorar. Essa movimentação pode ocorrer de forma autônoma ou por controle remoto. A criação da Boston Dynamics pode transportar até quatro módulos de hardware nas costas, o que indica que empresas podem variar suas habilidades dependendo do trabalho a ser executado. Spot possui visão 360º e é programado para desviar de qualquer obstáculo que aparecer no caminho. Seus sensores também são ligados à ferramentas de análise de dados.

Especificamente sobre o Dr. Spot, a empresa desenvolvedora do equipamento está compartilhando seu o hardware e o software para que a abordagem de acompanhamento de saúde robótico também seja adotada por outras indústrias do ramo.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/dr-spot-ganha-funcao-para-medir-sinais-vitais-de-pacientes-com-covid/105718